Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Enem 2024: participantes do Pé de Meia têm isenção de taxa de inscrição

Inep reforçou hoje que participantes do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção de taxa do Enem 2024. Estudantes devem pedir gratuidade até dia 26 de abril.

18 abr 2024 - 16h28
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Participantes do Enem 2023/Crédito da
Participantes do Enem 2023/Crédito da
Foto: Marcelo Camargo da Agência Brasil / Brasil Escola

O Inep reforçou, na tarde de hoje, 18 de abril, que os participantes do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção de taxa de inscrição do Enem 2024. Os estudantes devem fazer a solicitação da gratuidade até dia 26 de abril.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), os participantes do Pé-de-Meia devem fazer a solicitação da isenção de taxa de inscrição do Enem 2024 da mesma forma que os demais candidatos. 

O Inep ressaltou que os participantes do Pé-de-Meia que estão no 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública que comparecerem aos dois dias de Enem (incluindo uma eventual reaplicação) terão direito ao incentivo de R$ 200, após a conclusão dessa etapa educacional.

O que é o programa Pé-de-Meia?

A Poupança do Ensino Médio, que recebeu o nome de "Pé-de-Meia", é o novo incentivo a estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). Participar do Enem é um dos critérios para ter acesso aos benefícios

O Pé-de-Meia oferece incentivos relacionados à matrícula, frequência e participação em exames educacionais, entre outros fatores a serem considerados. 

Têm direito a receber os valores do Pé-de-Meia, a Poupança do Ensino Médio, estudantes que atenderem aos seguintes critérios:

  • Ter entre 14 e 24 anos;

  • Estar matriculado no 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio regular das redes públicas;

  • Pertencer à família inscrita no Programa Bolsa Família no início do ano letivo;

  • Ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF);

O programa tem por objetivo reduzir as desigualdades sociais entre os jovens e contribuir para a permanência de estudantes na última etapa da educação básica. Segundo dados do Censo Escolar, cerca de 500 mil alunos abandonam o ensino médio anualmente.

Isenção de taxa do Enem 2024

Além dos participantes do programa Pé-de-Meia, também podem pedir isenção de taxa inscriçao do Enem 2024 os seguintes candidatos:

  • Estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública;

  • Candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede particular e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e que tenham Número de Identificação Social (NIS) próprio.

Vale lembrar que todos os estudantes precisam apresentar documentos que comprovem sua condição.

A previsão é que o resultado das solicitações de isenção saia no dia 13 de maio. Recursos serão recebidos desse dia até 17 de maio. Já o resultado final sairá no dia 24 de maio.

Justificativa de ausência do Enem 2023

O prazo para justificar ausência no Enem 2023 é o mesmo período dos pedidos de isenção de taxa. Nesse caso, podem participar estudantes que ganharam a isenção na edição passada, mas não puderam comparecer às provas.

Podem justificar a ausência no Enem candidatos que passaram por situações como morte na família, acidente de trânsito, assalto ou furto, maternidade ou paternidade, trabalho ou deslocamento a trabalho, etc.

Todos os estudantes precisam apresentar documentação que comprove o motivo da ausência. O resultado dos pedidos de justificativa também será divulgado no dia 24 de maio.

Qual você já leu? Conheça os livros escolhidos pelos famosos Qual você já leu? Conheça os livros escolhidos pelos famosos

Enem 2024

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não informou as datas das provas do Enem 2024. Normalmente, o exame é realizado em novembro. As provas do Enem 2023, por exemplo, foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Caso não haja mudanças, o Enem 2024 deve ser realizado em dois domingos consecutivos, com provas de redação e Linguagens e Códigos e Ciências Humanas no primeiro dia e provas de Matemática e Ciências da Natureza no segundo dia.

Estude para o Enem 2024 no Brasil Escola

O Brasil Escola pode ajudar você, estudante, a se preparar para as provas do Enem. Veja abaixo formas de estudar para o Enem 2024:

  • Avalie seu conhecimento fazendo exercícios e simulados para o Enem;

  • Assista às videoaulas voltadas para o Enem no Youtube do Brasil Escola ;

  • Acesse as redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok.

Para mais informações, acesse o edital de isenção, a página do participante do Enem ou entre em contato com o Inep por meio do telefone 0800-616161.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade