PUBLICIDADE

Enem 2023: como encontrar a resposta na própria questão?

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro; veja dicas de professores

30 out 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Enem 2023: como encontrar a resposta na própria questão?
Enem 2023: como encontrar a resposta na própria questão?
Foto: Freepik

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 acontecem nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro. Ao todo, os candidatos vão responder 180 questões de múltipla escolha de disciplinas de quatro áreas do conhecimento e farão uma redação dissertativa-argumentativa.

Se você está entre os participantes, é importante saber que uma das principais habilidades exigidas pelo Enem é a de leitura, independentemente do dia de prova. Com uma leitura atenta e a capacidade de entender o que está sendo pedido na questão e de identificar em meio às informações fornecidas, é possível responder a uma série de perguntas.

"Em algumas questões, a resposta já está ali. Muitas vezes é só fazer a interpretação do texto ou imagem mesmo. O Enem não é uma prova que cobra conceitos muito elaborados. A principal habilidade exigida é a de leitura. E essa habilidade passa pela capacidade de interpretação, de estabelecer relações", explica Rodney Luzio, coordenador de exatas do Anglo.

Mas como é possível encontrar a resposta na própria questão? A dica da coordenadora de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino, Margarete Xavier, é primeiro ler o comando da questão e só depois partir para a leitura do texto.

"Pelo comando da questão, muitas vezes, nem o texto inteiro eu preciso ler. Eu já vou procurar no texto o que a questão me pede. A minha mente vai direcionada para uma operação mental. Agora, se eu leio o texto inteiro antes de ler o comando, eu posso ter várias operações. Fazer isso, inclusive, vai ajudar a economizar tempo", afirma.

Segundo a professora, encontrar a resposta assim é mais comum em questões de Ciências Humanas ou Linguagens, mas a orientação de ler primeiro o comando também vale para as de Ciências da Natureza e Matemática. "Às vezes, com a leitura do comando você economiza até operações matemáticas", diz. 

Confira a seguir dois exemplos de questões do Enem que trazem a resposta na própria questão e uma análise da professora Margarete.

  • Exemplo 1
Questão Enem 2020 - aplicação digital
Questão Enem 2020 - aplicação digital
Foto: Enem
Questão Enem 2020 - aplicação digital
Questão Enem 2020 - aplicação digital
Foto: Enem

Análise: observa-se, no comando da questão, as pistas "intenções comunicativas" e "função que predomina é a conativa". Logo, convencer, persuadir, o que dá a resposta "atuar".

Resposta: letra A.

  • Exemplo 2
Questão Enem 2015
Questão Enem 2015
Foto: Enem

Análise: No comando, a expressão "Regime Militar" já situa a época e o fato histórico. Em seguida, o termo "metaforizando". Logo, ler para encontrar a metáfora sinaliza a operação mental e o conteúdo cobrado na questão.

Resposta: letra D.

Provas do Enem 2023

  • Primeiro dia do Enem - 5/11: prova contará com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação. O exame começará às 13h30 e terminará às 19h.
  • Segundo dia do Enem - 12/11: prova terá 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O exame iniciará às 13h30 e terminará às 18h30.   

Nos dois dias, os portões dos locais de prova serão fechados às 13h (horário de Brasília).

Enem 2023: veja o que levar no dia da prova:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade