PUBLICIDADE

Curitiba completa hoje 331 anos. Veja o que estudar sobre a cidade

Curitiba, a capital do estado do Paraná, comemora hoje, 29 de março, 331 anos. A cidade está entre as mais bonitas do Brasil

29 mar 2024 - 00h18
(atualizado em 30/3/2024 às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Curitiba, a capital do estado do Paraná, comemora hoje, 29 de março, 331 anos. A cidade está entre as mais bonitas do Brasil e é conhecida também pela sua temperatura baixa, especialmente no inverno.

Apesar de ter sido fundada em  1693, Curitiba somente tornou-se capital do Paraná em 1854. 

A cidade de Curitiba é a mais populosa do Paraná e, em comparação com todo o Brasil, o município ocupa a 8ª posição. 

A capital do Paraná divide-se em bairros e regionais, sendo a mais extensa destas a Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Algumas das mais importantes empresas instaladas em Curitiba ficam nessa regional.

Dados de Curitiba 

Curitiba conta com área total de 434,892 km². Em comparação a todos os 399 municípios do estado do Paraná, a capital está na 154ª posição em relação ao tamanho da área.

A capital paranaense conta com o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) municipal do Brasil, cujo valor é de R$ 87,15 bilhões. O setor terciário é o mais representativo na economia curitibana.

A cidade Divide-se em bairros e regionais, sendo a mais extensa destas a Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Algumas das mais importantes empresas instaladas em Curitiba ficam nessa regional.

Veja abaixo mais dados sobre Curitiba*:

  • População: 1.773.733 pessoas

  • Densidade demográfica de 4.078,56 habitantes por km²

  • Média de 2,58 moradores por residência

  • A faixa etária predominante é de 35 a 39 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

*Os dados correspondem ao Censo 2022

Pontos turísticos de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba
Foto: Brasil Escola

Curitiba é considerada uma das cidades mais belas do Brasil, contando também com pontos turísticos famosos e muito visitados. Confira abaixo os principais:

Jardim Botânico 

O Jardim Botânico de Curitiba é visita obrigatória para os turistas que estão na cidade. A principal atração do espaço é uma estufa com mais de 400 metros quadrados que abriga diversas espécies vegetais.

Museu do olho

O Museu do olho de Curitiba foi projetado por Oscar Niemeyer, considerado o maior arquiteto que o Brasil já teve.

Bairro da felicidade

O bairro da felicidade em Curitiba é um lugar com arquitetura que lembra os prédios italianos e que concentra bares e restaurantes típicos do país europeu.

Ópera de Arame

É um teatro feito com estruturas metálicas e aço. É um dos prédios mais diferentes da cidade. No espaço, costumam ser realizados shows.

Por Silvia Tancredi

Jornalista 

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade