PUBLICIDADE

Aniversário de Salvador: capital da Bahia completa 475 anos

Neste aniversário de Salvador confira as histórias e comemorações que marcam a Capital da Alegria

29 mar 2024 - 05h09
(atualizado em 30/3/2024 às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Salvador, também conhecida como Capital da Alegria, completa, hoje (29), 475 anos. A cidade foi fundada em 29 de março de 1549 e foi a primeira capital do Brasil, título transferido para o Rio de Janeiro, em 1763.

Atualmente, é a maior cidade do nordeste brasileiro e conta com 2,4 milhões de habitantes. Salvador também é a capital mais negra do Brasil, com mais de 80% da população se considerando preta ou parda. Veja mais sobre a história e as comemorações do aniversário de Salvador!

Elevador Lacerda, em Salvador.
Elevador Lacerda, em Salvador.
Foto: CassioHabib/Shutterstock / Brasil Escola

Origem de Salvador

No princípio da colonização do território brasileiro, os portugueses implementaram uma política administrativa chamada de capitanias hereditárias. Eram separadas faixas de terra no litoral e nomeados Donatários para explorar a terra.

O fracasso desse método administrativo veio logo no início, apesar de o sistema ter perdurado séculos, em pouco tempo, não era mais o único a ser utilizado. As respostas dos povos indígenas às invasões portuguesas e o isolamento das capitanias foram algumas das principais causas do fracasso deste sistema.

Com a necessidade da criação de um novo regime, foi criado o Governo-Geral, um sistema no qual era instituído um governo centralizado na colônia, administrado por uma autoridade máxima, chamada governador-geral. A Coroa decidiu que a nova capital do Brasil deveria ser na capitania chamada de Baía de Todos os Santos, dessa forma, Tomé de Sousa fundou Salvador, em 1549.

Tomé de Sousa.
Tomé de Sousa.
Foto: Wikicommons / Brasil Escola

Crescimento e conflitos de Salvador

O Brasil se tornou o maior exportador de açúcar do mundo e Salvador era o centro destas transações. No livro, "Salvador: transformações e permanências", são relatados alguns dos ataques feitos contra a cidade, em 1587, navios ingleses bombardearam a cidade, em 1599, holandeses atacaram Salvador e em 1612, os franceses também tentaram invadir a capital.

Salvador conseguiu se proteger e continuou a assistir um crescimento vertiginoso da sua produção de açúcar. Outros conflitos marcantes na história da cidade são as revoltas das pessoas escravizadas. Dentre elas, a de maior destaque é a Revolta do Malês, que contou a participação de 600 pessoas e consistiu em uma conspiração entre africanos iorubás e haussás que, em sua maioria, eram muçulmanos. 

Pintura de Jean Leon Pallière retratando o comércio realizado por negros em Salvador.
Pintura de Jean Leon Pallière retratando o comércio realizado por negros em Salvador.
Foto: Wikicommons / Brasil Escola

Como é comemorado o Aniversário de Salvador?

Em 2024, os shows em comemoração ao aniversário de Salvador irão acontecer nos dias 6 e 7 de abril. Isso acontece devido à sexta-feira santa que caiu no mesmo dia do aniversário da cidade. 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou que a cidade terá um show do cantor Bell Marques e apresentações de blocos afro. Além de mais músicos, convidados de Bell Marques.

Também são feitas feiras e apresentações artísticas por toda a cidade. Fazendo jus ao apelido de Salvador, a Capital da Alegria.

Por Tiago Vechi

Jornalista

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade