Conheça 10 sites e canais de vídeos para estudar de graça

Veja onde você pode acessar conteúdos específicos e resolver exercícios, sem gastar nada

20 jan 2015
07h55
atualizado às 09h31
  • separator
  • comentários

<p><span style="font-size: 15.4545450210571px;">Plataformas online facilitam o acesso a conteúdos de qualidade</span></p>
Plataformas online facilitam o acesso a conteúdos de qualidade
Foto: Cris Torres-Seeduc/RJ / Divulgação
Quer estudar de graça e sem sair de casa? A internet pode te ajudar. Selecionamos 10 iniciativas que oferecem gratuitamente conteúdos online para atender as mais diversas demandas dos estudantes: se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibulares, melhorar as notas na escola ou até mesmo na faculdade. As plataformas facilitam o acesso a conteúdos de qualidade e ajudam na disseminação de conhecimento entre os brasileiros.

1. Me Salva!

Fundado pelo jovem brasileiro Miguel Andorffy, em 2012, o Me Salva! rapidamente virou sucesso entre os estudantes. A plataforma disponibiliza videoaulas de matemática, lógica, física, bioquímica, cálculo, química, biologia, português, entre outros conteúdos. A equipe é formada por universitários e graduados que oferecem conteúdo para estudantes de níveis médio e superior. Atualmente, cerca de 500 mil estudantes utilizam o Me Salva!. Por meio da plataforma Me Salva para Escolas , professores e instituições podem criar turmas online e oferecer conteúdo de apoio para os alunos.

2. YoutubeEdu

Uma plataforma que reúne conteúdo de vários canais de educação do YouTube. Lá, você pode buscar a disciplina a que deseja assistir. O YoutubeEdu foi lançado em novembro de 2011 pelo próprio Google, em parceria com a Fundação Lemann. São mais de 109 mil inscritos e o conteúdo é gratuito e completamente em português, com matérias do ensino fundamental e médio.

3. Omatematico.com

No canal do YouTube Omatematico.com , o engenheiro elétrico e professor José Fernando Grings disponibiliza videoaulas ensinando matemática e física. Além de disciplinas do ensino médio, o professor também aborda conteúdos de concursos e de nível superior, como estatística e matemática financeira.

4. Veduca

Iniciado em março de 2012, o Veduca apresenta videoaulas de grandes universidades norte-americanas legendadas em português, como Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), além de brasileiras, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). O foco do site é melhorar o acesso às aulas do ensino superior nas mais diversas áreas. Em junho de 2013, foram lançados cursos online abertos, e em outubro, o primeiro MBA em Engenharia e Inovação. Também é possível adquirir um certificado validado pelo Ministério da Educação, por meio do programa pago de certificação, oferecido pelo Centro Universitário UniSEB.

5. Calcule Mais

Lançado em 2012, o Calcule Mais é idealizado por Vandeir Vioti dos Santos, tecnólogo de automação industrial, engenheiro eletricista e matemático. O objetivo do jovem é facilitar o acesso a educação de qualidade. São disponibilizados gratuitamente exercícios, videoaulas e provas de diversos temas da matemática. No canal do YouTube, o Calcule Mais tem mais de 29,5 mil inscritos e cerca de 6,2 milhões de visualizações.

6. Unesp Aberta

A Unesp Aberta é uma plataforma online da Universidade Estadual Paulista que oferece gratuitamente formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento, como inglês, educação, pedagogia, química, matemática e psicologia. São cursos livres, sem assessoria pedagógica, avaliação nem certificação. Para assistir às aulas, basta criar uma conta no site.

7. e-Aulas USP

No e-Aulas da Universidade de São Paulo (USP) são disponibilizadas aulas ministradas na faculdade nas áreas exatas, humanas, biológicas e de idiomas. São mais de 1.022 horas de videoaulas gratuitas. O internauta só precisa se cadastrar no site e escolher a disciplina que quer acompanhar. Alunos da USP também podem acessar o conteúdo como complemento das aulas.

8. Ensino Médio Digital

O Ensino Médio Digital é uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas que disponibiliza gratuitamente uma plataforma online com materiais relacionados ao ensino médio, Enem e vestibular. São 9.346 questões, 964 horas de aulas, mais de 85,5 mil usuários cadastrados e quase 2 milhões de acessos. Também é possível avaliar seus conhecimentos com testes e simulados.

9. Kuadro

O Kuadro é um site que disponibiliza gratuitamente videoaulas que preparam o estudante para as provas do Enem e do vestibular. Os conteúdos são focados em matemática, física, biologia e química. Também há espaço para tirar dúvidas com os professores do site. Para acessar as videoaulas não é necessário nenhum tipo de cadastro.

10. Vestibulandia

O Vestibulandia é uma iniciativa sem fins lucrativos que disponibiliza gratuitamente videoaulas de conteúdos do ensino médio, para que os estudantes se preparem melhor para o vestibular e Enem. Matemática, química e física são as disciplinas trabalhadas pelos professores do site. Para assistir às aulas não é preciso realizar cadastro, pois elas estão disponíveis no canal do site no YouTube.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade