PUBLICIDADE

Confira o cronograma completo do FIES 2017

Confira o cronograma completo do processo seletivo para não perder nenhum detalhe – nenhum mesmo.

9 fev 2017 - 16h29
(atualizado em 16/2/2017 às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O FIES 2017 está rolando e é preciso ficar de olho no calendário para não perder nenhum detalhe do processo seletivo!

O FIES é composto basicamente de quatro etapas: a seleção, o período de inscrição para quem foi convocado em chamada única, a divulgação dos nomes em lista de espera e a inscrição para quem conseguir o financiamento nesta última modalidade.
O FIES é composto basicamente de quatro etapas: a seleção, o período de inscrição para quem foi convocado em chamada única, a divulgação dos nomes em lista de espera e a inscrição para quem conseguir o financiamento nesta última modalidade.
Foto: Guia da carreira

O FIES começou e milhares de candidatos já estão de mangas arregaçadas na batalha por um financiamento estudantil a juros baixos subsidiado pelo Governo Federal.

A seleção, comprovação de documentos e assinatura do contrato acontecem em poucos dias, com um prazo bem apertado. Quem não se ligar nas datas perde a chance de ganhar o benefício e só vai poder concorrer novamente mais adiante.

Se você vai tentar o FIES no primeiro semestre de 2017, confira o cronograma completo do processo seletivo para não perder nenhum detalhe - nenhum mesmo. Vamos lá!

Principais datas do FIES 2017

O FIES é composto basicamente de quatro etapas: a seleção, o período de inscrição para quem foi convocado em chamada única, a divulgação dos nomes em lista de espera e a inscrição para quem conseguir o financiamento nesta última modalidade.

Para acompanhar direitinho o andamento do processo seletivo, você precisa ficar ligado nas datas de cada uma dessas etapas.

Veja a seguir:

Processo seletivo: 7 a 10 de fevereiro

O processo seletivo do FIES 2017 abre no dia 7 de fevereiro, terça-feira, e já encerra na sexta-feira, dia 10. O candidato tem apenas quatro dias para se inscrever e escolher o curso desejado - o que não é lá um processo tão simples quanto parece.

Diferentemente do Sisu e do ProUni, no FIES o candidato tem alguns passos a mais. Veja o que é preciso fazer para concorrer ao benefício:

-Acessar o site oficial do FIES.

-Na página de inscrição, informar CPF e data de nascimento. O sistema encontra todas as edições do Enem de que o candidato participou e indica se ele pode ou não entrar na disputa pelo FIES 2017.

-Na sequência é preciso informar um e-mail válido. O FIES envia um link de ativação.

-Quando finalmente conseguir acessar o sistema, o candidato terá que informar o CPF dos membros do grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as datas de nascimento e a renda bruta mensal de cada um deles (se for o caso).

-Só depois disso tudo é que o candidato vai poder escolher um curso e turno em qualquer instituição cadastrada com vaga disponível.

Como dá para perceber, a inscrição no FIES exige uma certa dedicação. Por isso, a nossa recomendação é que você entre no sistema o quanto antes, cumpra todas essas etapas e dedique-se à monitorar a nota de corte (menor nota para entrar) do curso que você escolheu. Se estiver mais alta que a sua, é possível mudar de opção quantas vezes quiser, até o encerramento do processo seletivo.

Divulgação dos resultados: 13 de fevereiro

O resultado do FIES 2017 sai na segunda-feira logo após o encerramento das inscrições.

Nesse dia serão conhecidos os nomes do aprovados em primeira chamada e os daqueles que ficaram em lista de espera.

Segunda etapa de inscrição: 14 a 20 de fevereiro

Quem for aprovado na chamada única terá que se preparar para a segunda etapa de inscrição do FIES 2017. Dos dias 14 a 20 de fevereiro o candidato terá que acessar o sistema do SisFIES  e informar todos os dados necessários para dar continuidade ao processo de obtenção do financiamento.

Depois desta etapa, o candidato ainda terá um prazo para:

-Apresentar a documentação necessária à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade escolhida.

-Comparecer a um agente financeiro do FIES para fazer a contratação do financiamento.

Lista de espera: 14 de fevereiro a 03 de março

Quem ficar em lista de espera também precisa estar ligado no cronograma. Os nomes começam a ser chamados a partir do dia 14 de fevereiro (um dia depois da divulgação dos resultados) e até o dia 3 de março os candidatos ainda podem conseguir vaga.

Mas aqui não basta apenas cruzar os dedos e torcer. Assim que seu nome em lista de espera for chamado, o candidato terá um prazo de apenas cinco dias corridos (veja bem: não são cinco dias úteis!) para dar prosseguimento ao processo de inscrição.

Nossa recomendação para quem ficar em lista é: acesse o sistema todos os dias! Se o seu nome aparecer entre os convocados, você terá que correr com a inscrição no SisFIES, na CPSA e no agente financeiro.

Quem perder a data cede o financiamento para o próximo candidato da fila.

Quem pode participar do FIES 2017?

Para participar do FIES 2017 é preciso atender a dois pré-requisitos básicos:

-Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

-Apresentar renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos por pessoa.

Faculdades que aceitam o FIES

Um dos pontos positivos do FIES é que o benefício só é concedido em instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação - o que garante que o aluno irá estudar num lugar bacana e terá o diploma bem aceito no mercado de trabalho.

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade