PUBLICIDADE

Como funciona uma faculdade a distância?

Saiba como funcionam os cursos, as aulas e como conseguir sua vaga. Confira também algumas das maiores instituições do Brasil que oferecem cursos EAD!

24 mai 2018 - 15h31
(atualizado em 26/6/2018 às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Em número de vagas oferecidas, o ensino a distância vem se aproximando do presencial. Segundo o mais recente Censo da Educação Superior no Brasil, o EAD já conta com 4,5 milhões de vagas, enquanto o presencial oferece cerca de 6 milhões.

EAD
EAD
Foto: Mundo vestibular

Há cursos a distância para todos os gostos nas faculdades brasileiras, nas áreas das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas e nos graus de bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Apesar de cada vez mais difundido, o EAD ainda gera dúvidas entre alguns estudantes. Como aprender sem a figura do professor ali, presente na sala de aula? Como assistir às aulas e tirar dúvidas estando em casa? Essas e outras respostas você vai ver agora!

Saiba como funcionam os cursos, como são as aulas, os trabalhos, as provas e como conseguir sua vaga. Confira também algumas das maiores instituições do Brasil que oferecem cursos EAD!

Como funcionam os cursos de uma faculdade a distância?

Os cursos EAD apresentam algumas vantagens em relação aos presenciais: a flexibilidade de horários para administrar seu próprio tempo, a comodidade de estudar em casa ou em qualquer outro lugar com acesso à internet e a economia, tanto em itens como transporte e alimentação quanto na mensalidade em si (comparando com as presenciais, costumam ser mais baratas).

Os conteúdos das modalidades presencial e a distância são equivalentes. O que muda mesmo é apenas a forma de transmitir as informações. E não se preocupe: os cursos em que as atividades práticas são imprescindíveis - como aulas de laboratório, por exemplo - fornecem ao aluno, em sua cidade ou região, um polo de apoio para as aulas presenciais.

O diploma emitido por um curso a distância vale tanto quanto o presencial, desde que a faculdade esteja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Para que você entenda melhor o funcionamento do EAD, dividimos nossa explicação em alguns itens fundamentais. Veja a seguir.

Como funciona o processo seletivo para entrar em uma faculdade a distância?

Cada instituição tem autonomia para estabelecer seus próprios sistemas de seleção de alunos. Mas algumas formas de acesso se repetem em quase todas as faculdades a distância.

O vestibular, por exemplo, é a maneira mais tradicional de conseguir uma vaga. Muitas faculdades EAD trabalham com o vestibular agendado. Nele, o candidato tem a oportunidade de escolher o dia e o horário mais convenientes para fazer a prova.

Outra forma de acesso seguida por quase todas as instituições de Ensino a Distância é desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme sua nota no Enem e a exigência de pontuação para aquele curso, você pode conquistar uma vaga sem ter que passar pelo vestibular.

Como funciona o polo de apoio presencial de uma faculdade a distância?

Os polos funcionam como um posto avançado da faculdade e são o ponto de apoio presencial dos cursos a distância. Em geral, antes mesmo de começar a faculdade o aluno já conhece o polo, pois nele costumam ser realizadas as provas do vestibular e a matrícula.

No polo de apoio acontecem as atividades presenciais do curso, que podem ser, entre outras:

- Aula inaugural

- Provas de final de bimestre de cada matéria

- Apresentação de trabalhos

- Reunião com os tutores

- Teleaulas

- Aulas práticas de laboratório

Como funciona o ambiente virtual de uma faculdade a distância?

O nome pode variar de acordo com a instituição, mas toda faculdade a distância precisa ter, obrigatoriamente, um ambiente virtual de aprendizagem. Trata-se de uma plataforma digital, que o estudante acessa via internet, onde acontece toda a parte a distância do curso. A navegação é fácil e, além disso, as graduações a distância costumam fornecer algumas aulas iniciais sobre o funcionamento do sistema.

Organizado por matérias e pautado por cronogramas semanais de atividades, o ambiente virtual do curso traz todo o conteúdo teórico e uma série de materiais e ferramentas interativas.

Nele estão, por exemplo, os textos de cada disciplina, com seus respectivos exercícios, que podem ser corrigidos online. Estão também as aulas (falaremos melhor sobre elas a seguir), áudios, vídeos, planos de ensino e os canais de comunicação (chats, fóruns e e-mails) com tutores, professores e colegas.

Como funcionam as aulas virtuais de uma faculdade a distância?

Normalmente, há dois tipos de aula nos cursos EAD. A videoconferência é quando alunos e professor se conectam ao mesmo tempo, em dias e horários pré-agendados. Já a videoaula também pode ser em tempo real, transmitida via satélite de uma unidade ou polo da faculdade, ou ainda gravada e publicada no ambiente virtual do curso. Nesse caso, você pode assisti-la quantas vezes quiser durante o período em que fica disponível no sistema.

Dependendo do curso e da matéria, você pode ter que comparecer ao polo de apoio para assistir a algumas aulas na presença do tutor e de outros colegas.

Como funciona a avaliação de uma faculdade a distância?

Todas as atividades que você realizar no ambiente virtual ficam registradas e são usadas para avaliar seu desempenho. Tudo conta: a quantidade e duração dos acessos, os conteúdos visitados, a qualidade das tarefas realizadas e a sua participação nos fóruns de discussão.

Além disso, contam obviamente os trabalhos enviados e os exercícios resolvidos online. Até mesmo algumas provas podem ser feitas virtualmente - as provas finais, no entanto, terão que ser realizadas presencialmente, no polo de apoio.

Como funciona o apoio dos tutores em uma faculdade a distância?

Os tutores são profissionais que trabalham nas graduações EAD e dão apoio tanto a alunos como a professores, fazendo a ponte entre eles e solucionando questões relativas às matérias e ao próprio mecanismo do curso.

Há dois tipos de tutores: os presenciais ficam nos polos de apoio e têm contato direto com os alunos. Já os online ficam na sede da universidade e prestam atendimento pelo computador. Em geral, cada matéria conta com um tutor diferente, com conhecimentos necessários para orientar os alunos.

Tipos de graduação a distância

As graduações a distância não são todas iguais. Fora as particularidades de cada instituição, cursos diferentes também têm suas necessidades próprias.

As carreiras mais teóricas, por exemplo, podem ser desenvolvidas em grande parte com aulas e atividades a distância. E aquelas que necessitam de prática (aulas de laboratório e saídas a campo, por exemplo), solicitarão ao aluno que compareça ao polo de apoio com uma frequência maior.

Nas faculdades que oferecem EAD, os dois tipos básicos de cursos costumam ser chamados de semipresencial (com mais atividades presenciais) e online (com menos atividades presenciais). Essa nomenclatura pode variar de acordo com a instituição.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

O número de faculdades que oferecem EAD é grande no Brasil e vem aumentando ainda mais. Separamos para você algumas instituições de grande porte que têm um enorme leque de graduações a distância em todas as áreas do saber. Todas elas são reconhecidas pelo MEC.

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

As faculdades acima participam do ProUni (programa do governo federal que oferece bolsas de estudos, inclusive em cursos a distância) e têm seus próprios programas de incentivo, como descontos, convênios, bolsas e parcelamento das mensalidades.

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade