Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chicago fecha dezenas de escolas em área dominada por gangues

O trajeto até a escola e de volta para casa expõe os estudantes à violência

16 abr 2013 - 14h19
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de milhares de estudantes, pais e professores de Chicago (Estados Unidos) receberam na semana passada a notícia de que 54 escolas da cidade americana serão fechadas em um esforço para estabilizar o grande déficit orçamentário do sistema educacional. O prefeito Rahm Emanuel afirmou que a medida é necessária porque muitas instituições públicas de ensino estão trabalhando muito abaixo de sua capacidade, com 403 mil estudantes em um sistema que pode comportar mais de meio milhão de alunos.

Críticos argumentam que a decisão vai prejudicar ainda mais bairros problemáticos e colocar em risco estudantes que terão de cruzar limites impostos por gangues para chegar ao colégio. Todas as instituições de ensino que devem ser fechadas são escolas primárias situadas em bairros predominantemente negros e de baixa renda. As autoridades defendem que os recursos sendo gastos para manter colégios subaproveitados funcionando seriam melhor utilizados se investidos na educação em outros locais, enquanto a cidade mais populosa do Estado de Illinois lida com um déficit de US$ 1 bilhão.

Cerca de 30 mil estudantes serão afetados pelo novo plano, com aproximadamente metade desse número tendo de ser transferido para outras escolas. Quando souberam do anunciado fechamento, pais e professores reagiram com raiva e surpresa. No passado, instituições de ensino primário já foram fechadas em Chicago, porém nunca em tão larga escala. Administrações anteriores decretaram o fechamento de escolas ao longo de diversos anos. Atualmente, o município conta com 681 escolas.

Chicago está entre as grandes metrópoles americanas - incluindo Filadélfia, Washington e Detroit - que decidiram pelo fechamento em massa de escolas para compensar o declínio na quantidade de matrículas. Detroit já fechou mais de 130 escolas desde 2005, incluindo mais de 40 apenas em 2010.

De criança de rua no Afeganistão a precipício; veja escolas pelo mundo:

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade