PUBLICIDADE

Gerenciamento de tempo: o segredo para conciliar trabalho e estudo

O tempo pode ser seu aliado para as metas deste ano

10 jan 2024 - 17h40
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Gerenciar o tempo é essencial para conseguir conciliar estudos com o trabalho. Para isso, é possível usar ferramentas tecnológicas e ter uma boa conversa com o líder para obter apoio na carreira. Planeje objetivos reais e alcançáveis para se manter concentrado.
Foto: iStock

Um novo ano se inicia, e com ele novos planos e resoluções. Um tempo de refletir sobre o que queremos para o futuro, e traçar o caminho para chegar lá. Um objetivo, bastante comum, é o de começar um curso ou voltar a estudar. Mas como conciliar os estudos com a rotina de trabalho?

Esse é um desafio enfrentado por quem deseja se aprimorar ou especializar profissionalmente. Uma meta difícil, que exige foco, disciplina e determinação. A gestão do tempo se torna essencial nesse processo. É importante planejar cuidadosamente os horários e evitar o desperdício de momentos preciosos, priorizando tarefas e estabelecendo metas claras tanto no trabalho quanto nos estudos.

Atualmente, é possível mitigar o desgaste causado pelo gerenciamento do tempo com a ajuda de várias ferramentas. Plataformas educacionais online oferecem o benefício de uma carga horária flexível, por exemplo. Já o home office pode ajudar a aproveitar melhor as horas que seriam gastas com deslocamentos.

Mas, para além dessas facilidades tecnológicas, uma boa conversa com o seu líder pode trazer bons frutos. Fale sobre suas aspirações e seus interesses de desenvolvimento. Isto pode fortalecer o apoio da liderança e seu potencial de crescimento.

É importante ainda identificar as habilidades necessárias para a carreira escolhida e se concentrar em desenvolvê-las. Organize um cronograma que contemple tanto tempo de estudo quanto de repouso, e estabeleça objetivos reais e alcançáveis para manter o foco. E lembre-se de não deixar que essa rotina exigente se torne exaustiva, evitando a sobrecarga física e emocional que pode desmotivá-lo.

Controlar o tempo e usá-lo a seu favor, mantendo o olhar naquilo que se quer conquistar realimenta o ânimo e reforça as convicções, e aquela resolução de ano novo vai virando realidade. Quando o objetivo for alcançado, você terá certeza de que valeu a pena.

9 dicas para pedir aumento ao seu chefe 9 dicas para pedir aumento ao seu chefe

Alexandre Max CEO da plataforma de educação e empregabilidade Vivae, criada a partir de uma parceria da Vivo e da Ânima Educação. Antes da Vivae, Alexandre foi CEO da Casa do Saber. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade