PUBLICIDADE

Como fazer um currículo usando a inteligência artificial e ter mais chance de ser selecionado

Descubra como otimizar seu currículo com a ajuda da inteligência artificial para aumentar suas chances de destaque em processos seletivos

25 fev 2024 - 09h10
Compartilhar
Exibir comentários

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e impulsionado pela tecnologia, a inteligência artificial (IA) emerge como uma aliada poderosa na busca por oportunidades profissionais.

Em vez de depender apenas de suas habilidades e experiências, os candidatos agora contam com uma série de recursos tecnológicos capazes de aprimorar a sua apresentação.

Segundo Rodrigo Cortés, diretor global de PMEs (pequenas e médias empresas) na Botmaker, que fornece soluções de inteligência artificial, o uso dessas ferramentas de IA pode ajudar na elaboração e revisão de currículos.

"As ferramentas de inteligência artificial estão à mão para usarmos de um jeito responsável e inteligente", afirma Cortés. "Os problemas dos profissionais na hora de criar um currículo são sempre os mesmos. Temos questões de estrutura, erros ortográficos, gramaticais e de redação, que facilmente uma ferramenta de IA pode ajudar a estruturar de um jeito mais fluido e profissional."

Elaborar um currículo que se destaque em meio a milhares pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com o auxílio das IAs é possível otimizar cada detalhe para aumentar significativamente suas chances de se destacar entre os concorrentes e ser selecionado para uma vaga.

Como criar um currículo com o ChatGPT?

Utilizar o ChatGPT para criar um currículo pode ser bastante útil. No entanto, é importante lembrar que copiar e colar as respostas fornecidas pelo chatbot não é uma prática recomendada.

Em vez disso, é aconselhável utilizar essas sugestões como inspiração para produzir um texto original.

"A inteligência artificial pode fazer uns 70% do trabalho, mas depois depende de você deixar mais humano, com sua linguagem própria. Não só copiar e colar ", diz o diretor.

5 passos para criar seu currículo com inteligência artificial

1. Preencha os dados

Para criar seu currículo com o ChatGPT, você pode começar compartilhando suas informações básicas, como histórico educacional, experiência de trabalho, habilidades e objetivos de carreira. O modelo usará essas informações como base para gerar o conteúdo do seu currículo.

2. Faça um resumo

Vale pedir para o chatbot gerar todos os pontos-chave necessários para escrever o currículo ideal. Assim, garante que nenhuma informação essencial seja deixada de lado. Escreva o comando: "Gere um exemplo de currículo com todos os pontos principais necessários".

3. Crie listas

É comum ter dificuldade de descrever experiências ou até mesmo as próprias qualidades. Uma das formas mais úteis em que o ChatGPT pode ajudar é separando habilidades, experiências e outras informações em listas. Junte-as num texto e peça para o chatbot "organizar em categorias de currículos: [colar texto]".

4. Mude o currículo conforme a vaga

É importante que seu currículo esteja de acordo com cada vaga desejada. Procure destacar as experiências e habilidades mais relevantes para o processo seletivo.

Para evitar que essa prática consuma muito tempo, o chatbot pode ajudar. Peça para ele modificar o currículo conforme a vaga a que está se candidatando.

Veja alguns exemplos de comandos:

  • "Quais são as palavras-chave da descrição desta vaga? [colar texto]"
  • "Otimize o currículo conforme as características descritas na vaga a seguir: [colar texto]";
  • "Formate o currículo deixando-o atraente para [vaga de interesse]".

5. Correção de gramática

Após a criação inicial do currículo, revise cuidadosamente o conteúdo para garantir que não haja erros ou informações inconsistentes.

Utilize o comando: "Identifique e substitua os erros de gramática no texto: [colar texto]". Também é possível pedir para a IA reescrever frases ou deixá-las mais coerentes.

Faça ajustes conforme necessário para melhorar a qualidade e a relevância do documento. Peça a opinião de amigos, familiares ou profissionais da área para obter feedback e realizar melhorias antes que seja enviado.

Inteligência artificial para entrevistas

Além do uso das IAs para o currículo, é válido lembrar que elas também podem ajudar a se preparar para as entrevistas e ensaiar respostas às possíveis perguntas.

"É válido perguntar para o chatbot quais são as perguntas que sempre fazem para determinada vaga, porque 90% das vezes são as mesmas. Então, ele pode ajudar a responder algumas dessas perguntas para você chegar mais preparado" afirma Cortés.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade