PUBLICIDADE

Como escolher um estágio que seja bom para sua carreira

Cultura organizacional e possibilidade de crescimento são alguns dos pontos a observar com cuidado, dizem especialistas

29 mai 2024 - 09h40
Compartilhar
Exibir comentários

Passar por uma experiência de estágio durante a formação é uma etapa importante da trajetória profissional.

O estágio tem como objetivo ajudar o aluno a conhecer na prática a profissão que está cursando, compreender o cotidiano do trabalho, complementar seus conhecimentos técnicos e contribuir para o início da carreira.

Madalina Secareanu, gerente sênior de comunicação corporativa da Indeed, plataforma de vagas, afirma que o estágio ajuda a aplicar conhecimentos técnicos, conhecer o mercado de trabalho, começar a construir uma rede de contatos, e a direcionar a carreira para se especializar em um determinado setor.

"Durante o período de estágio, os alunos aprenderão na prática como aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula", afirma.

O que é importante avaliar antes de se candidatar a um estágio

Na busca de oportunidade de estágio, é essencial que o estudante avalie a relevância do estágio para seus objetivos profissionais a médio e longo prazo, isso porque esse é o momento de desenvolver algumas competências para o futuro.

Secareanu e Ribeiro indicam que é importante que o estudante considere:

  • A cultura organizacional da empresa
  • Duração e a flexibilidade do estágio
  • Forma de remuneração, bolsa-auxílio e benefícios
  • Possibilidades de crescimento
  • Requisitos e o processo de seleção
  • Como o estágio se integra ao curso de estudo
  • Experiências de ex-estagiários

Além disso, fazer uma lista com nomes de empresas que têm como referência, cargos que visam no futuro e as habilidades necessárias para desempenhar essas funções pode auxiliar nesse processo.

Estudos, carreira e vida pessoal

Durante essa fase da vida profissional, pode ser desafiador equilibrar estágio, estudos e vida pessoal. "Encontrar um equilíbrio entre a carreira e as obrigações acadêmicas é fundamental para uma experiência bem-sucedida, e isso também é algo que o aluno descobrirá durante a jornada", explica Secareanu.

É importante reconhecer que cada indivíduo enfrenta suas próprias questões e desafios, e não existe uma solução única para todos, mas algumas estratégias podem ajudar a conciliar.

Priorizar tarefas, definir metas realistas, praticar o gerenciamento do tempo e buscar o apoio de amigos, familiares e colegas pode ser uma maneira de se organizar.

Além disso, as empresas podem promover um ambiente de trabalho que incentive um equilíbrio saudável entre trabalho, estudos e vida pessoal.

Como escolher um estágio alinhado com os planos de carreira?

Para escolher um estágio alinhado com a sua carreira, é importante trabalhar o autoconhecimento e entender seus próprios objetivos profissionais e interesses.

O ponto de partida é definir os objetivos da carreira de forma clara e precisa. Antes mesmo de começar a procurar um estágio, o aluno precisa compreender a área em que deseja trabalhar para conhecê-la melhor.

A área de atuação e rotinas devem estar alinhadas com os planos profissionais para que o aprendizado seja eficaz.

Isso pode ser feito por meio da auto-observação, respondendo a perguntas-chave, como:

  • Em que setor específico da minha área de estudo eu quero trabalhar?
  • A que cargo ou empresa ideal eu aspiro?
  • Quais realizações profissionais quero alcançar nos próximos cinco anos?

Ao refletir sobre essas perguntas, é possível identificar o tipo de estágio mais adequado ao seu desenvolvimento.

"É importante se certificar que as responsabilidades do estágio e as oportunidades de aprendizado estejam alinhadas com o que você deseja alcançar em sua carreira", aconselha Ribeiro.

Existem oportunidades de crescimento após a conclusão do estágio?

Após a realização do estágio, as oportunidades de efetivação e crescimento nas empresas podem variar. Algumas empresas oferecem contratação para estagiários que se destacam, enquanto outras infelizmente podem não ter vagas disponíveis imediatamente.

De todo modo, mesmo que a tão sonhada efetivação não aconteça nesse momento, a experiência e as conexões desenvolvidas durante o estágio podem contribuir na busca por outras oportunidades no mercado.

Em alguns casos, as empresas também podem oferecer aos estagiários a oportunidade de participar de programas de trainee, onde recebem treinamento adicional para se desenvolverem e se prepararem para assumir funções mais desafiadoras na empresa.

Os programas de trainee são projetados para recém-formados ou jovens profissionais que estão nos estágios iniciais de suas carreiras e ainda não têm todos os requisitos necessários para assumir um cargo fixo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade