Brasileira se forma em Harvard com a nota mais alta da turma e recebe prêmio
Sarah Borges cursou Psicologia e fez uma pesquisa sobre como o estigma afeta o acesso de jovens brasileiros a serviços de saúde mental
Sarah Borges, de Goiânia, se formou em Psicologia em Harvard com a maior nota da turma, recebeu o prêmio Sophia Freund e iniciará doutorado em Psiquiatria na Universidade de Cambridge.
A brasileira Sarah Borges se formou em Psicologia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e ganhou o Sophia Freund Prize, prêmio destinado aos alunos que tiram as maiores médias de notas da turma e concluem o curso com a distinção acadêmica "summa cum laude" -- "com a mais alta honra", em português, concedida a estudantes com desempenho excepcional nos estudos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Meu eu de 17 anos, que sequer tinha escrito uma redação em inglês, jamais imaginaria um dia se formar em Harvard com a maior nota da turma", escreveu Sarah em uma publicação nas redes sociais.
"Depois de quatro anos que transformaram minha vida de formas que ainda não consigo entender, saio com as verdades garantidas no poder de uma boa educação em abrir portas (e mentes) — e na importância de mantê-las abertas para todos", afirmou a estudante.
A Universidade de Harvard divulgou um documento no início deste mês com os nomes dos estudantes que receberam o Sophia Freund Prize em 2025. Além do reconhecimento, cada um dos 54 alunos selecionados ganhará o valor de US$ 1 mil (cerca de R$ 5.540, na cotação atual).
"Depois de muitas aventuras inesperadas, encerro esse capítulo como comecei: com uma gratidão imensa pelas pessoas e oportunidades que possibilitaram tudo isso possível desde pequenininha, em especial minha família, sonhos esperançosos de contribuir para um futuro melhor em tempos tão conturbados, e uma verdadeira paixão por essa busca linda (e difícil!) pelo conhecimento -- que agora continuará na Cambridge britânica, onde começarei meu doutorado! Muito obrigada, Harvard, pelos altos, baixos e tudo mais!", postou ainda Sarah.
Quem é Sarah Borges?
Sarah Borges é natural de Goiânia, em Goiás. A estudante concluiu o curso de Psicologia na Universidade de Harvard em maio deste ano. Sua tese -- similar ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Brasil -- foi uma pesquisa sobre como o estigma afeta o acesso de jovens brasileiros a serviços de saúde mental.
Em um post sobre a sua trajetória, Sarah também contou que, no último ano da universidade, foi selecionada para a Phi Beta Kappa, a sociedade de honras acadêmicas mais antiga dos Estados Unidos que reconhece estudantes que demonstram excelência intelectual e compromisso com o aprendizado.
Segundo a goiana, durante sua trajetória acadêmica, ela ainda participou da Associação para Cultivo da Democracia Inter-Americana (HACIA Democracy), conferência sobre temas relevantes à democracia com jovens da América Latina.
Além disso, atuou na Brazil Conference no Programa de Pesquisadores, que leva pesquisadores de destaque para apresentarem seus trabalhos em Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
A partir de setembro, com uma bolsa de estudos, Sarah começará um doutorado em Psiquiatria na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. "Essas conquistas não surgiram de repente, mas de uma paixão pelos estudos cultivada desde pequenina", destacou a brasileira.