Estudantes que solicitarem visto nos EUA terão que deixar redes sociais ‘públicas’ para monitoramento da embaixada
Solicitantes de visto de estudante são obrigados a listar redes sociais que usaram nos últimos cinco anos em formulário dos EUA
Solicitantes de visto de estudante para os EUA deverão deixar suas redes sociais públicas e listar os perfis usados nos últimos cinco anos para análise da embaixada, como parte de medidas de segurança nacional.
A triagem e verificação para solicitantes de visto de estudante nos Estados Unidos foi ampliada.
Agora, conforme informou a embaixada dos EUA no Brasil em nota publicada nesta quarta-feira, 25, todos solicitantes brasileiros terão que deixar suas redes sociais públicas para verificação “abrangente e minuciosa” da embaixada, assim como listar todos os perfis utilizados na internet nos últimos cinco anos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na nota, a embaixada frisou que “obter um visto para os EUA é um privilégio, não um direito” e que o fortalecimento das diretrizes tem como foco a segurança nacional.
“Utilizamos todas as informações disponíveis durante a triagem e verificação de vistos para identificar solicitantes inadmissíveis aos EUA, especialmente aqueles que representam uma ameaça à segurança nacional”, complementaram.
A medida, de análise da presença on-line, vale para todos os solicitantes de vistos de estudante e de intercâmbio nas categorias não-imigrantes [que não pretendem resistir permanentemente nos Estados Unidos, mas viajar em caráter temporário] F, M e J.
A nova exigência já havia sido informada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos na última quarta-feira, dia 18, e agora foi formalizada pela embaixada no Brasil.
Entenda as categorias
F: visto de estudante para quem pretende estudar em uma instituição acadêmica nos Estados Unidos;
M: visto de estudante para quem pretende estudar em uma instituição vocacional ou não acadêmica nos Estados Unidos;
J: visto para participantes de programas de intercâmbio educacional e cultural aprovados pelo governo dos Estados Unidos – seja estudante, professores, pesquisadores ou outros.
Vistos serão retomados
De acordo com a embaixada, sem precisar uma data, os consulados retomarão em breve o agendamento de entrevistas para vistos de estudantes. A concessão de vistos estava suspensa desde o fim de maio.
“Os solicitantes devem consultar o site da Embaixada ou Consulado para verificar a disponibilidade de datas e horários para agendamento”, informaram.