Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Alunos de Porto Alegre se revoltam com método do Enade

24 nov 2013 - 15h03
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Estudantes fizeram prova do Enade na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), em Porto Alegre
Estudantes fizeram prova do Enade na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), em Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra

Os primeiros estudantes a deixarem as salas de aula onde foram aplicadas as provas do Exame nacional de Desempenho de  Estudantes (Enade) expressaram muita revolta com este método governamental de avaliação do ensino superior. Muitos reclamam que tiveram que percorrer longas distâncias para fazer o "trabalho do Estado" de avaliar os cursos.

“Foi cansativo, desnecessário e não acrescentou nada para mim. Tive ainda que percorrer uma distância enorme, atravessando a cidade. Sai de casa as 9h30 para chegar a tempo, porque preciso me formar”, criticou João Matheus, aluno de Educação Física da PUC-RS.

Todos os entrevistados se mostraram muito revoltados com a obrigatoriedade de sair de casa em um domingo para fazer o Enade. “Confesso que nem li a prova, só vim porque é obrigatório”, afirmou a estudante de Radiologia Fernanda Ciarlo.

“Eles deveriam fazer isso no horário de aula. Era só mandar os fiscais para as salas e aplicar a prova, não causaria tanto transtorno, como fazer a pessoa atravessar a cidade para vir até a aqui”, disse, relatando que percorreu mais de 40 quilômetros, de norte a sul de Porto Alegre para chegar ao local do exame.

Célia Orige disse que deixou a prova sem nem concluir todas as questões, e criticou a postura do governo dizendo que “eles fazem uma prova como essas em um domingo e atrapalham muito a vida da gente". "Tenho filho, compromissos, e tenho que vir aqui para fazer o trabalho deles”, afirmou sobre um dos objetivos do Enade, que é avaliar a qualidade do que é ensinado nos cursos universitários do País. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/enade/" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/enade/"> Enade 2012 - Melhores e os piores cursos do Brasil </a>

Enade

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

A edição de 2013 é aplicada neste domingo, com a avaliação do desempenho de aproximadamente 200 mil estudantes de cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avalia os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Fonte: Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra