Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso são afastados após 'lista das estupráveis'

Pai de um aluno de Engenharia Civil é acusado de ameaçar estudantes; defesa não foi localizada; aulas teóricas das turmas do 1º semestre do curso serão ministradas remotamente por tempo indeterminado

22 mai 2026 - 18h51
(atualizado às 19h15)
Compartilhar
Exibir comentários
O caso aconteceu no campus Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso.
O caso aconteceu no campus Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso.
Foto: Divulgação / Estadão

Cuiabá -Dois estudantes dos cursos de Direito e Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, suspeitos de envolvimento na criação e circulação de uma lista que classificava alunas da instituição como "estupráveis", foram afastados preventivamente enquanto o caso segue sob investigação administrativa e policial.

As investigações do caso, que ficou conhecido como "lista das estupráveis", estão sendo conduzidas pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM). As vítimas e testemunhas já foram ouvidas. Segundo a polícia civil, os suspeitos serão ouvidos após "a conclusão das diligências pendentes, que dependem de autorização judicial". A polícia também investiga a possível participação de outros estudantes na elaboração e divulgação da lista.

Em outro desdobramento, um policial federal passou a ser investigado após denúncias de que teria intimidado estudantes ligados à revelação do episódio. Ele seria pai do estudante de Engenharia Civil.

A Polícia Civil não informou os nomes dos envolvidos no caso. Por este motivo, a reportagem não conseguiu contato com os advogados dos alunos e com a defesa do policial federal que está sendo investigado.

Em nota, a UFMT informou que "câmeras de segurança registraram e estudantes denunciaram que um homem abordou um aluno do curso de Engenharia Civil em tom ameaçador, afirmando que 'se o filho dele não se formasse, os demais também não se formariam'".

Nesse caso, as investigações estão sendo conduzidas pela 3ª Delegacia da Polícia Civil. O policial federal já foi intimado, mas ainda não compareceu à unidade policial.

Desdobramentos no curso de Engenharia Civil

Diante do receio de novas manifestações de violência, como medida preventiva, o Colegiado do Curso de Engenharia Civil decidiu que as aulas teóricas das turmas do 1º semestre do curso, no campus Cuiabá, "serão ministradas remotamente por tempo indeterminado, até que sejam devidamente apurados os desdobramentos relacionados ao caso em investigação".

A UFMT informou ainda que foi concedido ao estudante de Engenharia Civil "o regime de educação domiciliar, ficando vedada sua presença nas dependências da universidade, bem como o contato com possíveis testemunhas no decorrer do procedimento".

Além de orientar e acompanhar os procedimentos, a UFMT, pediu reforço na segurança junto à Polícia Militar e ao serviço de segurança interna da instituição.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra