PUBLICIDADE

3 benefícios práticos da IA para a educação corporativa

Tecnologia vira aliada de empresas que desejam tornar profissionais mais engajados e capacitados, promovendo crescimento nos negócios

17 ago 2023 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

A Inteligência Artificial está crescendo em ritmo acelerado em diversos setores, inclusive no âmbito da educação corporativa – modelo de ensino que envolve gestão de pessoas de uma empresa para o desenvolvimento e aprimoramento de competências profissionais. Em ambientes virtuais, com aplicação de atividades, a tecnologia contribui para evitar qualquer tipo de fraude durante o processo de atividades e exames, além de promover um aprendizado mais assertivo e eficiente, por meio da certificação de trilhas de conhecimento. 

Segundo um estudo realizado pela consultora empresarial Bain, colaboradores que têm acesso a essas ferramentas podem alcançar um aumento de 50% em sua produtividade.

Para Fábio Falcão, CEO da Iaris, startup especializada em aplicações de inteligência artificial que nasceu com expertise acadêmica e de mercado no desenvolvimento de produtos de inteligência artificial, as soluções educacionais em IA buscam entregar conteúdo que pode ser acessado em qualquer lugar que o aluno ou o candidato esteja, seguindo o mundo dinâmico em que vivemos.  

“Soluções em Inteligência Artificial possibilitam mais segurança para todos os tipos de aplicações de provas e exames, garantindo que o aluno ou profissional realizou o aproveitamento do conteúdo que lhe foi entregue”, diz ele.

Diante deste cenário, Falcão separou três benefícios que a Inteligência Artificial pode promover para otimizar a educação corporativa dentro das empresas e otimizar a capacitação de profissionais.

1. Ensino eficaz e criativo

Por meio da aplicação de IA, o ensino empresarial se torna mais eficiente e criativo, sendo capaz de certificar o conhecimento entregue aos profissionais, uma vez que com as ferramentas atuais, não era possível aferir se determinado profissional de fato obteve o aproveitamento necessário sobre determinado assunto. 

"Aplicando IA ao processo de certificação, trilhas de conhecimento podem ser aferidas, trazendo às empresas um retrato fiel sobre o aproveitamento e efetividade da educação dentro da corporação"afirma ele.

2. Educação personalizada

"Com ferramentas de IA, é possível analisar informações de progressos e receber feedbacks, o que contribui para entender os pontos fortes e fracos de cada profissional. Desse modo, para a educação corporativa, conteúdos podem ser aplicados de forma personalizada, adequando o processo de aprendizagem para atender às necessidades individuais de cada colaborador."

3. Alcance de metas com eficiência

Na educação corporativa, metas geralmente são atribuídas aos colaboradores. Com isso, a IA facilita o acompanhamento simultâneo de gestores com os objetivos propostos para cada profissional, o que ajuda a atingi-los com eficiência e identificar possíveis erros, podendo ser corrigidos antes mesmo de prejudicar os negócios. Assim, é possível promover melhor capacitação e desempenho dos profissionais envolvidos no negócio.

“A tecnologia, quando usada de forma assertiva, pode proporcionar benefícios incontáveis para empresas que têm a educação corporativa como um de seus pilares de gestão. Isso porque permite desenvolver melhor seus colaboradores, o que contribui para profissionais mais capacitados e integrados à cultura da empresa, gerando resultados positivos para os negócios”, finaliza Falcão.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade