US$ 325 bilhões nos EUA, crescimento de 21% no Brasil: EAD movimenta aquisições
Pesquisa indica que, em 2018, modalidade respondia por cerca de 26% da educação superior nacional, devendo chegar a 51% até 2023
O segmento de Ensino à Distância (EAD) deverá movimentar em torno de US$ 325 bilhões em investimentos nos EUA até 2025, segundo a Forbes. No Brasil as cifras não são divulgadas, mas um estudo da Sagah mostra que já há mais de 1,5 milhões de alunos matriculados na modalidade, e que o número cresce a uma taxa média de 21% ao ano nesta área.
A pesquisa indica que, em 2018, o EAD respondia por cerca de 26% da educação superior nacional, devendo chegar a 51% até 2023.
O crescimento do setor impulsiona investimentos também por parte dos players. No Brasil, uma recente transação da área envolveu a compra, pela Voz e Dados, do Instituto GYZ (iGYZ), plataforma EAD da Incubadora e Aceleradora GYZ, localizada no Rio Grande do Sul.
A negociação chama atenção por criar o maior player do segmento de ensino presencial e à distância para o setor de Internet do país. Criado para atender ao mercado de provedores de Internet (ISPs) na área de Education - EAD, o Instituto GYZ foi 100% integrado a Voz e Dados Academy, o que incluiu toda a carteira de cursos e alunos.
Conforme Luciano Franz, diretor da Voz e Dados, as qualificações proporcionadas pelo iGYZ, somadas aos mais de 40 cursos que a empresa compradora já mantém, ampliam o escopo de atuação em áreas como Inovação, Gestão, Negócios, Fibra Óptica, ISO 9000, entre outros.
Os valores envolvidos no acordo vinculante para aquisição de 100% da operação, que teve como advisor a Vispe Capital, não foram divulgados.
O professor Fernando Morellato, responsável por toda a concepção técnica do Instituto GYZ e atual administrador e gerador de conteúdo da plataforma EAD, permanecerá na gestão pedagógica e de conteúdo da mesma, junto a Voz e Dados.
Isto porque a experiência agregada por Morellato aos conteúdos é diferencial de mercado: o professor, que atua há mais de 30 anos em escolas técnicas como Senai, Senac, entre outras, do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, possui diversas publicações em revistas importantes da área de ensino, informática, eletrônica e telecomunicações, tais como Saber Eletrônica, Info Exame e RTI, além de ter elaborado livros e apostilas nas áreas de Redes, Manutenção de Computadores, Eletrônica Básica, Eletrônica Digital, Eletrônica de Manutenção e Eletrônica Industrial nas instituições em que trabalhou.
Graduado em Licenciatura em Física, com formações técnicas em Eletricidade e Eletrônica, além de Engenharia Elétrica, Morellato é ganhador de concursos com artigos das referidas revistas, Morellato é um entusiasta da tecnologia e da inovação, e traz na carreira passagens por empresas importantes do cenário nacional de TIC.
Segundo Droander Martins, CEO da Vispe Capital, o iGYZ nasceu para trazer conhecimento acessível a todas as camadas do mercado, incluindo cursos e trilhas de duração variada, alguns curtos, outros mais longos, para que o usuário possa escolher o que melhor atende sua demanda, tanto em termos de conhecimento, quanto em questão de tempo disponível.
"O setor está em consolidação, além de estar crescendo forte e desta forma, está motivando outras movimentações de fusões e aquisições, como este exemplo na área da comunicação e ensino de Plataformas para Provedores de Internet", finaliza Martins.