PUBLICIDADE

Suicídio, na ponta do lápis | Vídeo aborda o tema de forma lúdica

Vídeo aborda o suicídio de forma leve e lúdica para estimular o diálogo e prevenção

20 set 2018 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários

O Suicídio é abordado de forma leve e lúdica em vídeo da série "Saúde Mental na ponta do lápis.

Foto: Divulgação Oficial / DINO

O suicídio é uma das dez principais causas de morte em todo o mundo, sendo responsável por aproximadamente um milhão de mortes por ano. No Brasil, estima-se que ocorram 32 mortes por suicídio ao dia. Infelizmente, esse tema ainda é tratado como um grande tabu pela maioria das pessoas, que evitam sequer pensar sobre isso, quanto mais falar a respeito. Mas, por mais incrível que possa parecer, falar sobre o tema ajuda na prevenção do comportamento suicida.

A TENTATIVA DE SUICÍDIO 

Segundo a psiquiatra Fabiana Nery, "existem várias definições para a tentativa de suicídio. A mais utilizada é: qualquer ato que tenha como intenção aniquilar a própria vida". Ou seja, não importa se o método escolhido pela pessoa foi ou não foi eficaz, ou se ele tinha ou não tinha o potencial de causar morte. Se houve uma tentativa com esse objetivo, já é considerado um ato suicida.

Muitas vezes, não se trata apenas de um desejo de morte, mas sim de acabar com uma angústia enorme, um sofrimento que nunca passa e que aparentemente não tem solução.

A psicóloga Ethel Poll explica que a tentativa surge como um pedido de ajuda a alguém, como se a pessoa dissesse "olhe para mim, veja meu sofrimento". E é muito importante que essa situação não seja banalizada, simplesmente achando que a pessoa está querendo chamar a atenção, já que aquele ato foi motivado por um sofrimento genuíno. Sem falar que muitas vezes essas tentativas de chamar atenção terminam com a concretização do próprio suicídio.

O ato suicida é um fenômeno complexo, que dificilmente é causado por um só fator.  Mas a estimativa é que 90% dos casos de suicídio estejam ligados à um transtorno mental. Desses casos, 80% estão ligados diretamente a cinco diagnósticos: Depressão, Transtorno Bipolar, Dependência Química, Esquizofrenia e Transtornos de Personalidade, segundo a psiquiatra Livia Castelo Branco.

Isso acontece porque, quando o transtorno mental não é tratado adequadamente, ele pode provocar um sofrimento profundo e sentimentos de desesperança, que levam a pessoa ao ato suicida. Ou seja, o suicídio aparece como a gota d'água, quando a doença mental já está em um quadro grave.

O suicídio não acontece de repente. Inclusive, muitas vezes é possível prever essa situação, já que normalmente a pessoa dá certos sinais de alerta. Ela pode apresentar mudanças de comportamento e de humor, se isolar socialmente, apresentar descuido com a própria imagem e com a higiene pessoal, efetuar automutilações, perder peso devido à falta de apetite, diminuir a produtividade e até romper laços afetivos, segundo o psiquiatra Victor Pablo. Além disso, frases como "acho que não vale a pena viver" ou "seria melhor se eu não estivesse aqui" também devem servir de sinal de alerta.

EXISTE UM PERFIL PARA SUICIDAS?

A maioria das tentativas de suicídio é feita por mulheres; mas os homens buscam métodos mais letais, o que torna o número de mortes masculinas bem maior. A grande maioria das mortes acontecem em jovens entre 15 e 29 anos.

A psicóloga Daniela Araújo explica que, durante a adolescência, o indivíduo passa por muitas transformações físicas e psicológicas ao mesmo tempo. A puberdade, o aumento na produção de hormônios, as primeiras relações sexuais e amorosas, a rebeldia com os pais, a imaturidade, a impulsividade… Essas transformações já não costumam ser fáceis para ninguém, muito menos para um jovem adoecido psiquicamente. Por isso, às vezes ele não consegue dar conta disso tudo e começa a apresentar comportamentos suicidas.

As ideações suicidas também estão muito presentes na terceira idade. Mas estes casos muitas vezes são difíceis de identificar, pois o ato suicida pode acontecer de maneira lenta e gradual. Segundo Dr. André Gordilho, é uma "autonegligência": o idoso para de se alimentar bem, tomar seus remédios como deveria ou manter uma higiene adequada.

NÚMEROS EXPRESSIVOS

Os números que cercam o suicídio impressionam:

  • As mortes por suicídio são responsáveis por quase um milhão de óbitos por ano em todo mundo.
  • No Brasil, é registrada uma morte por suicídio a cada 45 minutos.
  • Em números absolutos, o Brasil está entre os 10 países no mundo com mais mortes por suicídio.
  • Cerca de 30% desses suicídios são praticados por jovens entre 15 e 29 anos.
  • Para cada morte por suicídio, existem cerca de 20 tentativas.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Para diminuir esse cenário, são necessárias duas coisas:

  • Tratamento. Suicídio não é uma escolha, não é uma opção, é um sintoma. E como qualquer sintoma, ele deve ser tratado por especialistas. O tratamento deve incluir acompanhamento profissional especializado com um psiquiatra, o uso de medicamentos e a psicoterapia. Em casos mais graves, a internação e a utilização de terapias de neuroestimulação, como a eletroconvulsoterapia, ou o tratamento com Cetamina, também podem ser necessárias para tratar a ideação suicida.
  • Diálogo. Por mais difícil que possa ser, falar sobre suicídio é uma ferramenta poderosa para a prevenção e diminuição dos casos. Não falar sobre o tema só aumenta o tabu e dificulta o tratamento dos pacientes, enquanto falar sobre isso traz alívio para a pessoa em sofrimento. Ela entende que pode compartilhar a sua angústia com alguém e receber ajuda.

HOLISTE PSIQUIATRIA

A Holiste Psiquiatria, clínica de Salvador (BA) criou a campanha "Suicídio se previne com informação". Ela tem como objetivo promover a prevenção do suicídio, combatendo a ideia de que falar sobre o tema estimula o ato.

A Holiste não só promove o diálogo, como possui uma equipe de profissionais capacitados e uma estrutura completa para tratar a doença, incluindo internação, ambulatório, hospital dia, residência terapêutica e atendimento domiciliar. A chamada "moderna psiquiatria" é a maneira da Holiste de abordar o cuidado com a saúde mental, levando em conta que cada paciente é único e precisa de tratamento e abordagens personalizados.

E aí, vamos falar a respeito?

Website: https://www.holiste.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade