PUBLICIDADE

DINO

Startup de logística cria marketplace e ajuda transportadoras de cargas fracionadas a aumentarem o faturamento

8 out 2020 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) existem muitos intermediários no setor de transportes. Nesse cenário onde os atravessadores ficam com uma parte importante do valor criado pelo setor, muitas vezes quem sai perdendo são os produtores industriais e transportadores.

Foto: DINO / DINO

A indústria ou comércio que precisa entregar suas mercadorias, muitas vezes não tem acesso direto à melhor solução de logística e acaba por terceirizar ou quarteirizar suas demandas de transporte, mesmo sem saber.   No segmento de cargas fracionadas isso acontece principalmente pela forma de contratação de transportadoras para esse tipo de carga. Como é comum para quem transporta cargas fracionadas ter muita variação de rotas e também variação no volume de carga transportada de um lugar para o outro, fica muito difícil fechar um contrato fixo com uma transportadora, justamente pela flutuação dos custos. Sendo assim, é quase inevitável o trabalho de fazer cotações por telefone ou e-mail toda vez que uma rota eventual surge ou quando se tem um volume muito pequeno, que não completa a capacidade de um caminhão, para entregar num destino menos comum.

É neste cenário que surgem os agenciadores de carga, que muitas vezes conseguem conectar uma demanda de carga a uma transportadora pelo simples fato de ter a informação que o embarcador não tem: Quais são as transportadoras otimizadas para determinadas rotas.

Para resolver esse gap de informação é que surgiu a startup TruggHub, o primeiro marketplace de cargas fracionadas do Brasil. Com a plataforma de negócios da TruggHub tudo que os embarcadores precisam fazer é publicar suas demandas de transporte através da interface web ou por integração direta com os seus sistemas de controle de pedidos, para gerar uma cotação-relâmpago. A plataforma, então, convida automaticamente as transportadoras cadastradas que estejam aptas a realizar aquele transporte (atuam naquela rota, têm o tipo de veículo adequado na frota, cumprem requisitos específicos, etc.) para lançar uma proposta.

Segundo levantamento realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), 74,6% das transportadoras acusaram diminuição da demanda durante a pandemia. Mais da metade delas (57,2%) avaliou que essa retração foi grande. As transportadoras de cargas fracionadas foram as mais atingidas, pois o transporte de pequenos volumes é fortemente influenciado pelo termômetro do momento.

"Ter acesso a mais embarcadores significa ter uma vantagem evidente, pois quanto mais opções de cargas se tem, mais provável conseguir otimizar os veículos, evitando trafegar com caminhões vazios ." - É o que explica o CEO da startup, Alexandre Coelho. 

Após se cadastrarem, as transportadoras passam a receber um fluxo constante de cotações, aumentando seu movimento comercial e permitindo que se especializem em determinadas rotas e tipos de carga, aumentando ainda mais a taxa de ocupação de seus veículos, para gerar custos mais competitivos. E isso também aumenta a segurança, pois além dos embarcadores cadastrados serem todos validados, a TruggHub é que realiza o pagamento dos fretes, adiantando o valor para as transportadoras antes mesmo de receber do embarcador.

E com a tecnologia aportada pela TruggHub na operação, as cargas são rastreadas em tempo real e acompanhadas pela torre de controle, com toda a parte de documentos fiscais, comprovantes de entrega, etiquetas e evidências fotográficas registradas na mesma plataforma, que por sua vez estará integrada com os sistemas de embarcadores e transportadoras.

Esse é o grande benefício da transformação digital aplicada à logística de cargas fracionadas, ao reduzir os intermediários através do acesso à informação, se propicia maiores ganhos de ponta a ponta da cadeia de suprimento.

Website: http://www.trugghub.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade