0

Sistema de gestão ERP. Como essa ferramenta tem mudado a maneira de gerir os negócios

7 jan 2019
17h10
  • separator
  • 0
  • comentários

Indústrias, distribuidoras, transportadoras e até concessionárias: todas elas são empresas que utilizam sistemas de ERP . Os modernos sistemas de gestão empresarial auxiliam no crescimento de negócios todos os dias.

Foto: pressmaster / DINO

O mercado é realmente impressionante. De acordo com uma pesquisa promovida pelo PortalERP, em 2017, 77% das empresas que adotaram sistemas ERP ficaram satisfeitas com os resultados. Apenas 4% dos negócios consultados apresentaram algum nível de insatisfação.

E não acaba por aí. No ano de 2017, 44% das empresas com o sistema em circulação já pretendiam atualizar o software e fazer melhorias na gestão.
Primeiramente, o que é um sistema de ERP?

O sistema ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, é um software de gestão empresarial, que tem como função a conexão entre todas as áreas e processos de uma corporação. A organização do fluxo de dados é um dos principais recursos do programa.

Basicamente, todas as operações que fazem parte do cotidiano de uma empresa são coordenadas pelo sistema de ERP. Você pode consultar o balanço contábil, os números do estoque e até os dados da administração pessoal de qualquer negócio.

Parece uma boa ideia, certo? De fato, o número de vantagens é incrível. Acompanhe as principais delas a seguir!

8 Benefícios incríveis de contar com um sistema de ERP

1. Integração entre diferentes setores
Qual é o nível de comunicação e integração entre os setores de vendas, a gestão de pessoas e a contabilidade? Provavelmente, se a sua empresa não possui um bom sistema ERP, as dificuldades são enormes para relacionar planilhas, agendas e aplicativos.

Com a instalação do software, as áreas empresariais são integradas por completo. Você poderá consultar qualquer informação em tempo real.

2. Menos riscos de perder dinheiro
Muitas empresas, principalmente as iniciantes, podem apresentar dificuldades no momento de realizar a gestão tributária. O fator leva a uma série de erros complicados, que acarretam multas e taxas desnecessárias.

Em suma, você está perdendo dinheiro. Pode até ser que, com a equipe que você tem à disposição, fazer uma gestão completa sem problemas não seja possível.

O sistema de ERP acaba com todos os empecilhos. O software faz o gerenciamento de todas as regras tributárias, dos deveres fiscais da empresa e dos pagamentos totais. Assim, as chances de cair em prejuízo são menores.

3. Padronização inteligente
Uma das funcionalidades centrais do sistema de ERP é a padronização. Você pode padronizar documentos, processos internos e canais de informação dentro da sua organização.

A padronização inteligente é importante para conectar os setores empresariais, como já mencionamos. Mas não é só isso!

Ter um fluxo organizado de dados empresariais otimiza o cotidiano de produção. Ademais, a eficiência organizacional cresce de maneira impressionante com bons níveis de integração dentro da companhia.

4. Expansão dos canais de vendas
Você precisa encontrar excelentes canais de vendas para colocar os seus produtos em circulação. E esse pode ser um dos maiores desafios, especialmente se você precisa coordenar o estoque em épocas de muita saída das mercadorias.

Já pensou ter que noticiar um cliente que não é possível entregar a sua compra a tempo? Imagine ter que cancelar transações financeiras. A empresa acaba perdendo muita credibilidade.

O sistema ERP facilita todos os processos relacionados às vendas. Quando o cliente compra um produto, o setor de estoque já é notificado. Os números permanecem sempre atualizados, e você mantém uma comunicação de qualidade com os fornecedores.

5. Melhorias no relacionamento entre a equipe
A maioria das empresas que não possui um bom software de gestão sofrem com a falta de relacionamento e gestão de pessoas. Existem até casos em que os funcionários desempenharam atividades inúteis ao funcionamento da companhia.

Você quer garantir que todas as pessoas trabalhem com qualidade? Quer que as tarefas se complementem? Se sim, é indispensável investir em um bom sistema ERP.

Com o auxílio das funcionalidades do programa, você garante que as pessoas estejam desempenhando funções importantes para o cotidiano da empresa. Além de melhorar resultados, o nível de satisfação aumenta.

6. Decisões mais concretas
A tomada de decisões é complicada. Em toda empresa com uma boa reputação, as decisões erradas podem significar perdas monetárias, prejuízos à imagem da marca e insatisfação interna.

E se você precisar cortar investimentos em uma área? O que ocorre quando é indispensável acabar com determinados custos da produção? A decisão pode afetar uma série de setores da empresa.

Você vai precisar um bom sistema para acompanhar os resultados de todas as áreas. O software de ERP ainda pode fornecer indicadores e gráficos do desempenho de cada setor, tornando a eliminação de custos bem mais simples.

7. Aumento do rendimento
Os sistemas de ERP não são apenas utilizados para reduzir as despesas. De maneira indireta, as funcionalidades utilizadas também estão aumentando os lucros da organização. Existem várias maneiras de atestar o fato.

Vários fatores estratégicos são amplamente responsáveis pelos ganhos monetários de companhias: eficiência operacional, relacionamento entre equipes internas, melhorias no atendimento aos clientes e corte de custos na produção são apenas alguns deles.

Negócios que ainda não utilizam softwares possuem sistemas de gestão bagunçados, informais e manuais. Todas essas características não ajudam no momento de aumentar as vendas e ver os lucros subirem.

8. Detecção de falhas
Os controles manuais, geralmente utilizados em empresas sem um sistema de ERP, levam a muitos erros. E errar quer dizer acabar com o caminho ao sucesso. Processos de qualidade precisam de comunicação, integração e agilidade.

Além de otimizar o cotidiano da empresa como um todo, os softwares são responsáveis por detectar falhas e problemas no funcionamento interno. A qualidade dos produtos e da rotina de sua companhia, no geral, apresentam avanços incríveis.

Conclusão: Utilize um sistema de ERP e conte com todos os seus benefícios!

Ter um bom sistema de ERP faz com que você ganhe tempo, melhore relacionamentos comerciais, economize em processos internos e muito mais.



Website: http://www.msv.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade