PUBLICIDADE

Saudável e muito saborosa, a carne suína vem se tornando presença garantida na mesa dos brasileiros

A mais apreciada proteína do país é também uma das mais saudáveis

29 jul 2016 - 09h15
Compartilhar
Exibir comentários

O mais tradicional e saboroso evento gastronômico do Espírito Santo já começou a levar aromas temperos e sabores aos cidadão capixabas. O Roda de Boteco acontece nos meses de junho e julho e o Saudali, o mais respeitado frigorífico especializado em carne suína do Brasil, é patrocinador oficial do evento. "Foi com muita alegria que recebemos e aceitamos o convite para patrocinar o evento e sermos um dos responsáveis por dividir boa gastronomia com os botequeiros de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica" comentou Weber Vaz, diretor comercial do Saudali.

Foto: DINO

A carne suína, popularmente conhecida como carne de porco, é cercada de tabus, por já ter sido considerada extremamente gordurosa e fazer mal à saúde. Mas o que poucos sabem, é que de meados da década de 80 até hoje, o suíno perdeu 31 % de sua gordura, 14 % de calorias e 10 % de colesterol e sua carne tornou-se saudável e muito saborosa. Isso se deve a um primoroso trabalho de melhoria genética e manejo por parte dos produtores de suínos brasileiros.

A proteína foi a parte principal de inúmeras pesquisas da área de saúde e os resultados foram extremamente positivos em relação aos benefícios do consumo da carne suína na alimentação humana, uma vez que ela é rica em proteínas de alto valor biológico - o que quer dizer que contribui de forma significativa para uma boa saúde muscular, já que essas proteínas, quando quebradas geram aminoácidos essenciais - que são aqueles necessários para a manutenção da massa magra; dependendo da quantidade que consumir, atende até mesmo suas necessidades diárias de proteína, não sendo necessário o consumo de outras fontes proteicas.

Além disso, ela é versátil, barata e acessível para os brasileiros. Suas inúmeras qualidades e benefícios a torna fácil de incorporar a qualquer dieta saudável. A mesma é rica em vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12) que desempenham um papel importante em manter nosso corpo funcionando como máquinas bem lubrificadas. Estes nutrientes essenciais ajudam a converter os alimentos em combustível, o que nos permite ficar energizados durante todo o dia. Embora muitas vitaminas trabalhem em conjunto, cada uma tem seus próprios benefícios específicos — desde melhorar os aspectos do cabelo e da pele, até impedir a perda da memória e enxaquecas.

Quanto às vitaminas do complexo B, a carne suína é a principal fonte animal de tiamina (vitamina B1) e quando comparada às carnes bovina e de aves, pode conter até 10 vezes a quantidade deste micronutriente. É possível ainda, que um indivíduo adulto que consuma 100g de carne suína alcance quase 20% da recomendação de outras vitaminas do complexo B. Um bife pequeno de carne suína pode ajudar o indivíduo a se manter saudável!

Perda de peso

Segundo um estudo publicado no periódico americano Obesit, em fevereiro, pesquisadores da Universidade de Purdue verificaram que incluir proteína de carne suína magra na dieta pode ajudar a perder peso e, ao mesmo tempo, ganhar tecido magro, inclusive massa muscular. As pessoas que fizeram dieta com carne suína se sentiam de melhor humor em geral e mais sensação de prazer durante o período da dieta do que as que comeram menos proteína.

As mulheres no estudo seguiram uma dieta de alta proteína ou uma de proteína normal, mas com a mesma quantidade de calorias. As mulheres que comeram mais proteína, com a carne suína como única fonte de carne, se sentiam satisfeitas por mais tempo depois das refeições.

Proteína magra

O suíno melhorado tem 31% menos gordura, 14% menos calorias e taxas de colesterol, 10% menor do que há 30 anos. Em 1960, a carne continha por volta de 45 a 46% de carne magra, e 5 a 6 cm de espessura de gordura. Hoje, a carne produzida tem por volta de 60% de carne magra e 0,8 a 1,2 cm de espessura de gordura. Hoje, a carne suína tem 16% menos gordura e 27% menos gordura saturada do que há 20 anos.

Para o coração

A carne suína é naturalmente baixa em sódio e uma boa fonte de potássio — dois nutrientes que, combinados, podem ajudar a regular a pressão arterial. A carne suína possui menor teor de sódio em relação às demais carnes, além de maior teor de potássio, que caracteriza seu possível potencial anti-hipertensivo em indivíduos com consumo regular de cortes magros de carne suína.

Frente a tantos benefícios aliados a sabor e também a um valor mais acessível que sua principal concorrente, a carne bovina, têm levado a carne suína com cada vez mais frequência a mesa dos brasileiros que certamente estão consumindo um produto de qualidade.

Sobre o Saudali

Presente em mais de 20 Estados brasileiros e exportando para três continentes, o Saudali conta hoje com um mix de mais de duzentos produtos, área de vinte mil metros construídos e mais de mil empregos diretos, o frigorífico possui uma das plantas mais modernas do país e o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) em suas instalações. Uma conquista que atesta a tecnologia de ponta e a elevada qualidade de sua produção.

Os animais utilizados pelo Saudali na elaboração de seus produtos possuem Garantia de Origem, que atesta o alto padrão característico na criação dos suínos da região. Outra preocupação da companhia é o bem-estar animal, assim sendo conseguiu o certificado internacional de abate humanitário, que atesta o conforto, redução do estresse e sofrimento dos suínos abatidos na planta.

A empresa também possui grande compromisso com a saúde de seus consumidores, produzindo alimentos com menor teor de gordura, colesterol e sódio.

Desenvolve um importante trabalho de responsabilidade social e ambiental no entorno da comunidade em que está inserido, gerando benefícios e oportunidades com projetos de inclusão sócio cultural, incentivo ao esporte e projetos de educação profissionalizante.

Devido a todo este trabalho a empresa ganhou notoriedade nacional e internacional, e se orgulha de ter se tornado uma das maiores e mais confiáveis marcas de alimento no país, levando a qualidade da carne suína para os lares de milhares de famílias no Brasil e no mundo.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade