PUBLICIDADE

DINO

Produção mundial de lixo eletrônico deve atingir 120 milhões toneladas em 2050

Coopermiti trabalha há 10 anos para melhorar os índices de reciclagem em São Paulo

11 fev 2019 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo relatório da Plataforma para Aceleração da Economia Circular (PACE) e da Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, divulgado em Davos, Suíça, uma verdadeira montanha de lixo eletrônico poderá prejudicar o ecossistema. A projeção constata que em 2050 a produção de lixo eletrônico global deverá alcançar 120 milhões de toneladas ao ano.

Foto: DINO / DINO

Para evitar o cenário catastrófico, membros da PACE e da Coalizão da ONU sobre Lixo Eletrônico, incluindo a ONU Meio Ambiente, propõem algumas medidas imediatas. As entidades apontaram a necessidade de uma economia circular que invista na reutilização de materiais para minimizar impactos ambientais e fomentar a geração de empregos relacionados à sustentabilidade.

Em São Paulo, uma cooperativa de Lixo Eletrônico recebeu a notícia sobre o aumento da produção de descartes eletrônicos sem surpresas. A Coopermiti atua há 10 anos no reaproveitamento dos aparelhos eletrônicos quebrados ou sem uso que são descartados voluntariamente pelos paulistanos e comprova o aumento da preocupação da sociedade com o tema.

Desde que descartados da maneira correta, Televisores, Rádios, Geladeiras, Torradeiras e outros equipamentos podem conter peças e materiais que retornam à indústria para ser reutilizados, evitando a extração desses componentes. Contudo, quando descartados no lixo comum ou em aterros irregulares, podem contaminar o meio ambiente com materiais como mercúrio, cádmio, cobre e cromo.

Apesar da crescente produção de lixo eletrônico e o aumento na preocupação com os impactos negativos do descarte irregular de aparelhos, o engajamento no descarte regular de eletrônicos poderia ser maior - e mais rentável. De acordo com o Relatório de Davos, o valor anual de lixo eletrônico global é superior a 62,5 bilhões de dólares, mais que o PIB de muitos países.

Apenas em 2017, estima-se que cada habitante do planeta produziu 6 quilos desse tipo de material, mas menos de 20% do lixo eletrônico é reciclado. Por isso, além do serviço de reciclagem e tratamento de eletrônicos, a Coopermiti realiza um trabalho educacional - com um museu desenvolvido com o auxílio dos próprios cooperados e a participação em diversos eventos para a divulgação do tema.

https://www.coopermiti.com.br/

Website: https://www.coopermiti.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade