PUBLICIDADE

Prêmio Top Educacional reconhece soluções inovadoras na educação superior

19 fev 2018 - 15h54
Compartilhar
Exibir comentários

Superar o entendimento de que inovação só acontece na esfera tecnológica e alçá-la ao status de condição intrínseca à razão de existir das instituições de educação superior (IES) é o principal objetivo do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, promovido a cada dois anos pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Foto: DINO

A iniciativa parte do pressuposto de que inovação é elemento essencial para que as instituições de educação superior estejam alinhadas com as mudanças e necessidades da sociedade. Sendo assim, a ABMES reconhece projetos que contribuem não apenas para a melhoria do ensino, mas também para a formação do profissional e do cidadão.

Além de reconhecer boas iniciativas, o Prêmio também tem como objetivo dar visibilidade às soluções inovadoras encontradas pelas instituições de educação superior. Desta forma, mais do que servir como exemplo, a Associação acredita na força das iniciativas premiadas enquanto tecnologias sociais que possam ser replicadas por outras instituições.

Inscrições e premiação

As inscrições estão abertas e deverão ser efetuadas até 23 de março de 2018 por meio de formulário próprio disponibilizado no site do Prêmio. Podem concorrer projetos de IES particulares e públicas, associadas ou não à ABMES, que apresentam propostas inovadoras, com resultados comprovados, em uma ou mais das seguintes áreas:

• Ensino, pesquisa e extensão;

• Inovações curriculares na graduação e pós-graduação;

• Avaliação institucional;

• Modelos de gestão educacional;

• Inclusão social;

• Proteção do meio ambiente.

A proposta vencedora receberá R$ 10 mil. Além disso, a comissão julgadora pode conceder até duas menções honrosas que serão premiadas com R$ 2.500 cada.

Cidades inteligentes e sustentáveis

Foi pensando em atender a uma necessidade da sociedade moderna que o projeto Smart Campus Facens, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), sagrou-se o grande vencedor da última edição do Prêmio. A iniciativa teve como foco a busca de soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

"Ganhar o Prêmio Top Educacional nos abriu portas em espaços nacionais e internacionais, além de ter incentivado o nosso crescimento. Um reconhecimento desse nível ajudou a tornar o projeto um dos principais investimentos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba", afirma Regiane Relva Romano, coordenadora geral do projeto.

Sobre Mário Palmério

Além ter sido um dos fundadores da ABMES, Mário Palmério se destacou como um dos mais importantes visionários da educação no século XX. Ele fundou colégios, escolas técnicas e as primeiras faculdades de Direito, Medicina e Engenharia do triângulo mineiro, tendo sido essencial para a expansão da educação superior em Minas Gerais.

Também escritor, ele é autor de livros como "Vila dos Confins" e "Chapadão do Bugre". Sua produção literária lhe rendeu a cadeira dois da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo Guimarães Rosa.

23ª EDIÇÃO DO PRÊMIO TOP EDUCACIONAL

* As inscrições estão abertas e deverão ser efetuadas até 23 de março de 2018 por meio de formulário próprio disponibilizado no site do Prêmio.

Confira o regulamento no site https://top.abmes.org.br/

Website: https://top.abmes.org.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade