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DINO

Por mais clientes, advogados usam método Advogado 10x para alavancarem seus escritórios de advocacia

Método criado por Advogado de SP tem objetivo alavancar carreira de Advogados usando a internet e promovendo empreendedorismo jurídico

11 dez 2019 - 13h48
(atualizado às 17h04)
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Quando um estudante de Direito se forma e opta por seguir o rumo da Advocacia, o primeiro passo para exercer a profissão é passar no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Aprovados no exame, aparecem as primeiras dificuldades quando vão tentar empreender na Advocacia: como ter clientes? Como fazer a gestão do escritório? Como ter um bom relacionamento com clientes? Essas dificuldades que não somente Advogados de primeira viagem enfrentam, mas como até mesmo os mais experientes.

Foto: DINO / DINO

Foi pensando nessas dificuldades de Advogados dos mais variados níveis de experiência que o Advogado Cristiano Pinto Ferreira criou o método Advogado 10x, que consiste em atração de clientes pela internet, usando as redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp e usando anúncios pagos pela ferramenta de busca do Google sem infringir as normas do Código de Ética da OAB. Em 2019, mais de 2,3 mil Advogados foram impactados por essa metodologia online e 500 advogados em eventos presenciais.

"Hoje o Advogado precisa ser um empresário do Direito. Olhar um escritório de advocacia  como se fosse realmente uma empresa. Existe uma crença no Direito que o Advogado não pode se envolver com relações comerciais, não deve mercantilizar seu trabalho, até concordo. Mas as coisas mudaram. O Advogado também é um vendedor e deve ter uma visão empresarial do todo", ressalta Pinto Ferreira.

A declaração de Cristiano faz sentido. Até hoje a OAB limita ações publicitárias de Advogados, que deve se basear somente em "caráter informativo". Postagens com dicas de direito e transmissões ao vivo nas redes sociais, por exemplo, estão dentro das normas éticas.

E um dos poucos tipos de publicidades pagas que podem ser feitas é usando a ferramenta de buscas do Google. Segundo ele, a dinâmica desses anúncios é parecido com as antigas listas amarelas, que listava os contatos de vários estabelecimentos e prestadores de serviços em uma região. O Advogado faz o anúncio e fica esperando ser localizado por um possível cliente na plataforma.

"O que o Advogado mais quer é ter clientes todos os dias. E não vejo ferramenta mais poderosa para trazer esses clientes do que o Google. Isso porque, usando dentro da forma correta, pode funcionar da mesma forma para o iniciante tanto para o mais experiente. Usando o Google somado ao marketing de conteúdo, terá a fórmula perfeita ", argumentou.

LEIA TAMBÉM: Advogado desenvolve método para atrair clientes a escritório de advocacia sem ferir normas da OAB

Durante 2019, o Advogado 10x realizou quatro eventos presenciais: foram 2 imersões, o maior evento de empreendedorismo jurídico do país, em São Paulo. Nestes, além da presença do idealizador do método, estiveram presentes outros convidados de diversas áreas, como finanças, hipnoterapia e de dois magistrados: o Desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), Amauri Ferreira e Mauricio Ferreira.

Os outros dois eventos foram as Masterclasses, em São Paulo e Belo Horizonte. São eventos nos quais são destrinchados todo o conteúdo de marketing jurídico do método Advogado 10x. Em 2020, já estão programados eventos em São Paulo (18 de janeiro), Belo Horizonte (29 de fevereiro) e Rio de Janeiro (26 de março). 

Para Cristiano Pinto Ferreira, são fundamentais que hajam eventos presenciais para que o Advogado absorva ao máximo todo conteúdo e criar uma comunidade de interação e troca de experiências.

"Na internet é excelente para distribuir conhecimento, para alcançar o máximo de pessoas possível, mas a transformação que um evento presencial proporciona é muito grande. Ali as pessoas veem que realmente as coisas funcionam, conversam com Advogados que têm resultados. É o que vai mudar a mentalidade de uma vez por todas", disse Cristiano Pinto Ferreira.

Na programação para o próximo ano também tem um lançamento de um aplicativo, que formará uma comunidade entre os Advogados inscritos na plataforma e acesso a conteúdos exclusivos. O objetivo do Advogado 10x é impactar mais de 20 mil advogados em 2020.

Mercado

Segundo a OAB, hoje são mais de 1,1 milhão de advogados no Brasil, sendo São Paulo o estado com a maior concentração desses profissionais no país, com 318 mil advogados cadastrados, seguido por Rio de Janeiro (143 mil) e Minas Gerais (120 mil). 

Contudo, esse número deve aumentar nos próximos anos. O número de vagas criadas em faculdades de Direito autorizadas pelo Ministério da Educação aumentou 20% em 2018. Ao total, 52 mil vagas foram liberadas em pouco mais de um ano, um recorde em 116 anos no Brasil e o advogado que não empreender e se diferenciar terá muita dificuldade de sobreviver no mercado.

Além disso, o país tem 3 milhões de bacharéis em direito, que são os profissionais que se formam na faculdade, mas que ainda podem exercer a profissão. Os Advogados ainda se veem em uma discussão sobre o fim do exame da OAB. O presidente Jair Bolsonaro defende a extinção da prova desde quando era deputado.

"Diante todo esse cenário, o Advogado precisa empreendedor. Não tem jeito. Se ele não tiver uma atitude de fazer um bom marketing, de fazer uma boa gestão e ficar atento a tudo o que acontece ao seu lado, ele vai ficar para trás. É isso que os alunos do Advogado 10x aprendem desde o primeiro minuto", finalizou.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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