0

Paisagistas Catê Poli e João Jadão explicam como escolher as melhores espécies para a montagem de um jardim prático e de fácil manutenção

10 jul 2018
18h47
  • separator
  • comentários

Uma rotina corrida não é mais desculpa para não ter um cantinho verde em casa. A nova aposta dos paisagistas brasileiros são os jardins de fácil manutenção, que não necessitam de tantos cuidados - com plantas de pouca rega e adaptáveis ao clima local -, e que se encaixam perfeitamente ao estilo de vida dos moradores que não tem tanto tempo disponível no dia a dia para se dedicar nesta atividade.

Foto: DINO

Este estilo de jardim foi a proposta dos paisagistas Catê Poli e João Jadão ao criarem a Praça CASACOR para a 32ª edição da CASACOR São Paulo. A dupla, que atua há cerca de 30 anos no mercado, com grande bagagem no planejamento e execução de projetos, aproveitou o espaço de 320m² para criar um jardim funcional, fácil de manter e com a principal ideia de ser um espaço de convívio e contemplação das pessoas.

Para isso, na composição do jardim, Catê e João apostaram em espécies de plantas resistentes ao sol forte, de fácil manutenção, que necessitam de pouca irrigação e que não são sensíveis a mudanças bruscas de temperaturas, como a Moreia, Cyca, Barba de Serpente, Clúsia e Capim do Texas. "Além de todos esses benefícios, são espécies que podemos encontrar facilmente aqui no Brasil, o que faz com que este seja um jardim real, que pode sair daqui diretamente para a casa das pessoas", relata João Jadão. A dupla também escolheu para o plantio árvores nativas e frutíferas, como a Jabuticabeira e a Cerejeira, que além de fornecerem frutos deliciosos, deixam o espaço ainda mais bonito.

Para fazer do jardim uma experiência ainda mais prazerosa, os paisagistas colocaram duas casinhas de estrutura metálica e um pergolado de cumaru (Taúna), além de lareiras para aquecer. "É um espaço do jardim feito para a convivência: juntar a família, jogar cartas, tomar um vinho e viver bons momentos na tranquilidade do verde", conta Catê.


Sobre Catê Poli
Arquiteta e urbanista de formação e paisagista desde seu primeiro estágio em 1990, Catê Poli atuou em diversos escritórios de São Paulo até se lançar em trabalho solo em 1998. No escritório Catê Poli Paisagismo, elabora projetos de paisagismo e arquitetura de exteriores - desde uma pequena varanda de apartamento até grandes fazendas e haras. Esteve presente nas edições 2007, 2008 e 2011 (BGourmet) da CASACOR São Paulo. Catê é atualmente colunista do site da revista Casa e Jardim e do portal Paisagismo em Foco.
(11) 3774-5944 | www.catepoli.com.br
paisagismo@catepoli.com.br
@cate_poli_paisagismo

Sobre João Jadão
Paisagista especializado em arquitetura da paisagem, João Jadão criou em 1987 a empresa Planos e Plantas. Tem expertise tanto na área de projetos quanto em execução de jardins de pequenos a grandes portes. Além de trazer no currículo diversas premiações nacionais, o escritório, em 2015 e 2016, assinou projetos vencedores internacionalmente, em Portugal e Espanha. É a segunda vez que João Jadão participa da CASACOR São Paulo, e atualmente responde como vice-presidente da Associação Nacional de Paisagismo (ANP).
(11) 3263-0360 | www.planoseplantas.com.br
joaojadao@planoseplantas.com.br
@joaojadao.paisagismo

32ª CASACOR São Paulo
Data: 22 de maio a 29 de julho de 2018
Terça a sábado, das 12h às 21h
Domingo, das 12h às 20h
Jockey Club de São Paulo. Av. Lineu de Paula Machado, 875, São Paulo



Website: http://www.catepoli.com.br/www.planoseplantas.com.br
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade