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Mercado de PC Gamer atrai olhares de empreendedores

Segmento gamer movimentou US$ 30 bilhões em 2016 criando oportunidades de negócios e supera as expectativas de crescimento a cada ano.

25 set 2017 - 14h04
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Um time de empreendedores brasileiros resolveu apostar suas fichas em um mercado em expansão, o de PC Gamer que atinge no Brasil a marca dos R$ 10 bilhões. Para observar a oportunidade de negócio é só constatar as taxas de crescimento desse mercado no mundo e, especialmente, em nível nacional. Segundo dados da empresa de consultoria Jon Peddie Research (jPR), no ano passado foram movimentados US$ 30 bilhões, quando a previsão era que esse número fosse alcançado apenas em 2018. Esse valor se refere à venda de peças, acessórios e computadores gamers feito por empresas e consumidores.

Foto: DINO

Observando a pouca oferta de empresas nacionais e o crescimento de usuários em constante expansão, os jovens empresários Pedro Wanderley (30), Rodrigo Tardelli (29) e Pedro Domicio (25) investiram em uma empresa que produz computadores de alta performance para o público gamer, a Digital Trooper. A empresa promete inovar o mercado nacional e chega oferecendo um diferencial competitivo de relacionamento com o cliente que não existe ainda no segmento: eles garantem o suporte vitalício para todos os seus produtos.

"São poucas as empresas oferecendo PC's gamer de qualidade, em contraste com essa massa de usuários que é adicionada ao mercado a cada ano", explica um dos sócios da Digital Trooper, Pedro Wanderley. Com 9 anos de experiência no exterior e atualmente representando a empresa em Londres, ele acompanha a evolução do mercado e o espaço que ainda pode ser explorado no Brasil. "Temos a oportunidade de estar em dois continentes e em três regiões, pois os outros sócios estão no Rio de Janeiro e em São Paulo, o que amplia a nossa visão e expertise nesse mercado. Vimos a oportunidade na ausência de concorrentes nacionais com serviços de fácil entendimento pelo público, bem como na possibilidade de introduzir produtos não existentes no Brasil, como PCs customizados 'mini-itx', de porte pequeno ou semiportáteis, mesas customizadas com PCs embutidos, e também fabricando nossos próprios gabinetes", comenta ele sobre os próximos passos para a expansão da empresa.

Entre os países que mais consomem hardware gamer, a líder ainda é a região Ásia-Pacífico, responsável por US$ 11.3 bilhões da fatia do mercado. A expectativa é que o mercado de hardware PC Gamer alcance a taxa anual de crescimento de 6% até 2019.

Dentre os perfis de público gamers existem: entrada, intermediário e alta performance. O que mais movimentou faturamento foi exatamente o de alta performance, também conhecido como high-end, responsável por 43% do faturamento (US$ 13,045 bilhões), seguido pelo intermediário com 35% (US$ 10,617 bilhões) e entrada com 22% (US$ 6,684 bilhões).

Comportamento do Consumidor

A falta de referências no setor de empresas que oferecem a entrega de um produto final, ou seja, um computador de alta performance montado e pronto para uso, acaba gerando um gap do mercado e levando o consumidor a produzir por conta própria sua máquina ou a contratar um profissional capacitado para monta-la. Contudo, em qualquer uma dessas alternativas, o produto final não tem a certificação de qualquer empresa que garanta a qualidade.

"Os componentes para a montagem de um computador são fabricados por fornecedores diferentes e existem grandes questões de compatibilidade e otimização de performance. Outro fator é que existe um alto risco de danificação caso uma peça seja escolhida errada, é necessário além de tudo um trabalho de pesquisa e atualização constante. A Digital Trooper foi criada para exercer esse papel e oferecer já um produto final de qualidade. Temos o know-how da montagem, do suporte, do processo de pesquisa e testes de performance. Cada produto passa por esses testes até a finalização, que é supervisionada pelos sócios da empresa, e isso não vai mudar quando a gente crescer. Nossos profissionais estarão envolvidos em todas as etapas do processo. Nosso cliente compra sabendo que a máquina terá a melhor performance possível dentro do melhor custo-benefício do mercado", explica Pedro Wanderley.

A Digital Trooper

A empresa já existe oficialmente desde dezembro de 2016, mas é a partir de setembro desse ano que os computadores começarão a ser comercializados em nível nacional através da plataforma de e-commerce. A logística de entrega abrange todo o território nacional, feita em parceria com a Fedex, e o prazo para a montagem é de 8 a 12 dias, prazo menor ao oferecido pelos concorrentes nacionais. Inicialmente serão lançadas três versões de computadores de alta performance, com garantia de 12 meses pelo fabricante e suporte técnico vitalício. O produto é entregue em uma embalagem personalizada e o cliente recebe ainda os resultados dos testes de performance da sua máquina, camiseta da marca e um certificado de propriedade. Os preços partem do valor de R$ 3.900.

Com investimento inicial de R$ 300 mil a expectativa é que já no primeiro ano o faturamento mensal esteja próximo dos R$ 150 mil e, no segundo, alcance a meta de R$ 300 mil, até estabilizar o crescimento na base de 20% ao ano pelos próximos 5 anos, com meta de faturamento anual de R$ 10 milhões. "Na atual conjuntura do mercado e considerando os fatores que vão fazer o mercado crescer, como as tecnologias VR (Virtual Reality) e 4K (resolução de 4 mil pixels), que eventualmente será atualizada para a 8k (8 mil pixels), e se adotarmos probabilidades mais agressivas sabemos que há potencial de a empresa se estabilizar em faturamento anual de mais de R$ 30 milhões", comenta Pedro Wanderley. A ideia é que a empresa participe das grandes feiras do mercado gamer e comece a expandir as vendas para a América do Sul já nos primeiros anos.

Website: https://www.pcdigitaltrooper.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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