7 eventos ao vivo

Mapa interativo mostra a melhor internet banda larga em cada estado

3 abr 2017
11h17
  • separator
  • 0
  • comentários

Na hora de contratar um plano de internet, a opinião de quem já teve ou tem experiência com o serviço é fundamental no processo de escolha da operadora. Por isso, a Anatel realiza desde 2012 uma pesquisa de satisfação e percepção de qualidade da banda larga nacional, que coleta a opinião de mais de 150 mil clientes de operadoras em todo o país. Nela, os entrevistados avaliam também os serviços de telefonia móvel, fixa e TV por assinatura.

Foto: DINO

Além da satisfação geral dos usuários, a pesquisa apresenta notas para o atendimento da operadora, funcionamento do serviço e capacidade de resolução de problemas. Os dados foram recolhidos pelo órgão regulador no segundo semestre de 2016 e divulgados em abril de 2017.

A partir deles, o site de comparação de planos Melhor Plano montou um mapa interativo com as principais informações da pesquisa de banda larga em nível nacional e estadual. O conteúdo produzido tem como objetivo democratizar e facilitar a leitura dos dados pelos usuários. Além disso, é possível comparar no site os planos de cada operadora na sua região.

Desempenho das operadoras de banda larga no Brasil

Na pesquisa de satisfação geral, que avalia o nível de contentamento com o serviço, a banda larga apresentou médias menores em relação ao ano anterior. Entre as nove prestadoras de banda larga do país, três ficaram abaixo da média nacional, de 6,26 pontos, e apenas três apresentaram nota maior que 7, em uma escala de 0 a 10. Segundo a Anatel, dos 26 estados pesquisados, 16 recuaram em seus indicadores .

Conquistando o lugar ocupado pela Tim na última pesquisa, a Cabo Telecom foi a operadora que mais se destacou em 2016. Com a melhor média de satisfação geral, ela também liderou nos quesitos disponibilidade, estabilidade e atendimento. Porém, o serviço de banda larga da Cabo está presente em apenas um estado, Rio Grande do Norte, o que confirma a análise da Anatel de que as operadoras com menor abrangência geográfica são mais bem avaliadas.

Já a Tim se mantém líder em velocidade de navegação e apresenta boas colocações nas categorias de satisfação geral e disponibilidade. Entretanto, a operadora atende a apenas dois estados.

Na contrapartida, a Oi apresentou os piores resultados. Nas categorias de satisfação geral, velocidade, estabilidade e disponibilidade, a operadora não chegou aos 6 pontos de média. Atualmente, a Oi atende a 25 estados e tem as cinco piores notas estaduais do país.

Outro destaque são os resultados da Vivo, que agora também é responsável pela antiga banda larga da GVT. Na pesquisa atual, a operadora conseguiu apenas seis primeiros lugares dos 17 estados que atende. Em contraste com o desempenho da GVT no último ano, com 14 primeiros lugares, os resultados podem indicar uma queda na percepção de qualidade do serviço pelos usuários.

A tabela mostra o desempenho das operadoras em todas as categorias em nível nacional. No site é possível conferir as primeiras posições de cada estado e o desempenho de todos os serviços de banda larga em cada critério. Para ter acesso a todo o conteúdo produzido pelo site e aos resultados da sua região, confira a página do Melhor Plano.

Planos por região

Buscando ajudar o consumidor na escolha da melhor internet fixa, o site também fornece a relação de planos de banda larga por cidade. Para saber quais os melhores preços e quais operadoras atendem a sua residência basta utilizar o comparador de planos do site.

*****
Melhor Plano é uma startup especializada na comparação de planos de telefonia n o B r a s i l . O site compara planos individuais e planos para uma família com até cinco linhas, do tipo controle e pós-pago, além de internet banda larga, tv, fixo e combos. Para mais informações, visite https://melhorplano.net .

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade