Mais de 135 milhões de azeitonas são consumidas por mês nas pizzas vendidas em São Paulo
Mesmo que o senso comum e a crença popular atribuam a invenção da pizza aos italianos, a mistura de farinha de trigo com água foi identificada pela primeira vez há mais de 5 mil anos, na antiga civilização egípcia. Posteriormente, os gregos adicionaram grão de bico à receita e a novidade só chegou na Itália durante a Idade Média.
Entre os ingredientes típicos, ervas regionais e azeite de oliva são os mais comuns em todo o mundo. Já no Brasil, o que não pode faltar nas redondas é muçarela, molho de tomate e azeitona.
Na cidade de São Paulo, há uma média de consumo de 8 azeitonas por pizza. Tal número leva a um resultado surpreendente na demanda mensal deste ingrediente: cerca de 137 milhões de azeitonas são consumidas por mês nas pizzas vendidas na capital.
Já os sabores preferidos dos paulistas são muçarela e calabresa, enquanto frango com catupiry e portuguesa empatam no terceiro lugar do ranking das redondas mais pedidas. Um ponto em comum entre todas elas: a famosa azeitona.
Não coincidentemente a produção de azeitona é comum no Brasil desde a época colonial. Devido ao medo da concorrência, nesta época o governo português chegou a espalhar o boato de que nossas oliveiras não eram tão boas como as europeias. Mas não tardou para que a verdade viesse à tona: atualmente o país conta com grandes polos industriais da oliva, sendo, ao total, 500 hectares dedicados à sua produção. Grande parte da colheita se concentra em São Paulo e em Minas Gerais.
Sobre a empresa
Com presença no Brasil desde 1964, a Azeites Olivenza é uma indústria especializada na fabricação de alimentos de primeira linha e que inclui ingredientes para o preparo de pizzas. Sua fábrica, sediada na cidade de Mongaguá (São Paulo) se destaca como uma das gigantes brasileiras quando o assunto é produção de azeitonas.
O principal objetivo da empresa é oferecer alta qualidade e preço compatível com o mercado por meio de ingredientes que, desde sempre, são adorados pelo paladar dos brasileiros. Se destacam entre eles: azeite de oliva, azeitonas, molhos e conservas em geral.
No que se refere à produção de azeitonas, a indústria conta com grande diversidade, sendo possível encontrá-las com ou sem caroço, fatiadas ou recheadas com pimentão. Além das azeitonas tradicionais verdes, a azeitona preta e a malaguenza também são fabricadas pela Azeites Olivenza.
Hoje os produtos da marca são comercializados em grandes polos alimentícios, tais como atacados e supermercados de abrangência nacional. Alguns deles são: Assaí Atacadista, Giga Atacado, Big, Makro, Walmart, Mercadorama, Seta Atacadista e Shibata Supermercados.