PUBLICIDADE

Inteligência Artificial na educação: Conexia apresenta ferramenta inovadora na Bett Educar 2018

BRÖ, plataforma interativa para auxílio no processo de ensino, proporciona uma experiência personalizada para aprendizagem

9 mai 2018 - 03h05
Compartilhar
Exibir comentários

O uso da Inteligência Artificial (IA) na educação já é uma realidade e a Conexia, hub de soluções educacionais do Grupo SEB (um dos maiores conglomerados de educação do País) inova com o lançamento do BRÖ, um assistente inteligente do aluno capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. A novidade, que será lançada em primeira mão durante a Bett Educar 2018, uma das principais feiras do setor educacional brasileiro, proporciona uma experiência de ensino personalizada, humanizada e eficiente, como complemento ao conteúdo aprendido em sala de aula.

Foto: DINO

O BRÖ estará pronto para ser implementado no segundo semestre de 2018, inicialmente para os alunos do Ensino Médio de todas as unidades próprias do Grupo SEB. Nas versões web e mobile, a plataforma atua como um agente pessoal do aluno, ajudando a relembrar compromissos educacionais e a estabelecer metas para sua aprendizagem. À medida que o relacionamento entre o aluno e a inteligência artificial do BRÖ for se intensificando, a plataforma passará a oferecer planos de estudo cada vez mais personalizados.

Como ocorre com outras plataformas de inteligência artificial, o BRÖ é capaz de interpretar questionamentos e respondê-los, como em uma conversa. A princípio, a tecnologia utiliza um banco de dados previamente abastecido de acordo com o perfil de cada escola, além de ser renovado constantemente com novas informações e conteúdo, mas o mais interessante é sua capacidade de desenvolver-se por meio do relacionamento estabelecido com os alunos e, por meio da metacognição, ajudar o aluno a aprender a aprender.

Escolas Em Rede

Como hub de soluções educacionais do Grupo SEB, o trabalho da Conexia é amplamente embasado em questões ligadas à inovação educacional. Seu foco principal é auxiliar as escolas a lidarem com os intensos desafios que vivem hoje na educação básica, desde a velocidade das inovações tecnológicas até o gap geracional entre alunos e professores: todas mudanças que têm impactos significativos, tanto na demanda por uma educação integral capaz de formar cidadãos com as competências exigidas para o século XXI, como na gestão escolar, que se depara com um ambiente cada vez mais complexo e competitivo.

A Conexia tem ampliado sua atuação por meio de soluções completas para o sistema de aprendizagem. Se a conexão é ferramenta transformadora das relações entre aluno, professor e escola, também é a chave para a evolução constante das instituições. Neste contexto, as redes de escolas Pueri Domus, AZ e Múltiplo já vivem essa realidade, com mais de 150 escolas multiconectadas em uma inovadora postura educacional que revolucionou o antigo sistema de ensino.

As escolas em rede formam uma teia de relacionamento na qual compartilham experiências, metodologias, práticas e os acertos de quem vive o dia a dia da educação. "Com suas unidades interligadas pela plataforma Grow UP, por exemplo, é possível para o gestor escolar conhecer as vivências de outros universos educacionais, o que promove uma visão ampla de novas possibilidades pedagógicas e tecnológicas", explica Sandro Bonás, diretor geral da Conexia. "Além disso, professores compartilham planos de aula, ideias e propostas para aplicação em sala de aula", completa.

O que eram ações individualizadas, agora se transformam em parceria e, juntas, as unidades se desenvolvem como negócio e como agentes transformadores, com a tecnologia cada vez mais incorporada ao seu DNA. Na rede, cada escola recebe apoio na formatação das seguintes frentes: material didático, parcerias, consultoria pedagógica, formação, marketing, digitalização e tecnologia educacional.

Programa Bilíngue Desenvolvido para Não Nativos em Língua Inglesa

Em um mundo altamente globalizado, a educação bilíngue ganha cada vez mais espaço entre as ofertas de ensino. O modelo mostrou eficiência no preparo de crianças de 3 a 5 anos, que aprendem a lidar melhor com situações de conflito pelo pensamento mais complexo. A visão ampla e analítica de um mundo globalizado é a guia de um processo que vai muito além do ensino enfático de línguas. No entanto, a maior parte das soluções hoje oferecidas no mercado é baseada em abordagens didáticas desenvolvidas para nativos na língua inglesa, o que diminui a aderência junto aos alunos brasileiros.

No novo Programa Bilíngue da Conexia, o ensino integral ganha suporte de uma segunda língua para promover a assimilação de conteúdos diversos das áreas de matemática, ciências, humanidades, entre outras. Mas é na abordagem pedagógica que a diferença se faz mais clara. "Os alunos expostos ao nosso programa experimentam uma aprendizagem absolutamente diferente, baseada numa exclusiva abordagem vivencial e instrumental, o que garante maior engajamento dos alunos e, consequentemente, um aprendizado mais sólido e rápido", destaca Bonás.

Além disso, o programa estimula a competitividade saudável entre as escolas, promovendo a diferenciação no mercado de ensino brasileiro. O professor é totalmente assessorado pela Conexia, recebendo desde livros e pôsteres até treinamento completo para plataformas digitais exclusivas.

AZ

Fundado em 2006 e integrante do Grupo SEB desde fevereiro de 2018, o Colégio e Curso AZ alia o ensino consistente e de qualidade à perspectiva individualizada de atendimento. Além das sete unidades próprias no Rio de Janeiro, o AZ agora expande sua operação para uma rede de escolas em todo o Brasil, sempre mantendo a essência da personalização à qualidade de ensino, estimulando nos alunos a disciplina e o constante desenvolvimento no estudo.

No AZ, todos os elementos pedagógicos, como aulas, livros, exercícios e aplicativos, têm consistência e coerência entre si, garantindo que estudantes e professores vejam sentido em todas as ferramentas e se engajem na aplicação da metodologia Ciclo PDCA, muito utilizada por empresas que visam à melhora constante. A ideia central é oferecer meios para o aluno sempre se planejar [PLAN] antes de qualquer tarefa, executar [DO] com eficiência o planejamento, checar [CHECK] com frequência os resultados da execução e atuar corretivamente [ACT], aprendendo com os erros.

Website: http://conexiaeducacao.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade