PUBLICIDADE

Grupo especialista em crédito explica qual a idade máxima para utilizar o consignado

É necessário ficar atento às regras, pois elas alteram prazos e limites para financiamento

1 ago 2017 - 13h41
(atualizado às 17h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das principais dúvidas das pessoas quanto ao crédito consignado refere-se à idade máxima permitida para conseguir o crédito do INSS. A regra geral é de no máximo 80 anos. Entretanto, há uma variação de banco para banco.

Foto: DINO

Para sanar dúvidas e compartilhando a experiência de quase vinte anos do Grupo Ouro Cred, seguem as três questões que a empresa mais responde aos seus clientes.

Qual é a regra sobre o limite de idade para o crédito consignado?

A verdade é que muitas instituições financeiras adotam uma política de crédito que limita a idade para contratar o crédito consignado. Essa medida baseia-se nas questões referentes ao risco operacional.

Qual é a idade máxima para contratar empréstimo consignado?

Em via de regra, a idade máxima para contratar o crédito consignado é 80 anos e 11 meses. Entretanto, nesta idade, existem algumas restrições em relação aos prazos e valores liberados. Para pessoas após 79 anos e 11 meses também há algumas restrições, sendo que o prazo máximo que se pode financiar após essa idade, geralmente, pode ser modificado de acordo com a política de crédito de cada instituição financeira.

Em sua maioria, contudo, a regra seguida é essa:

79 anos e 11 Meses: pode financiar em até 72 parcelas, valor máximo de R$ 80.000,00.

80 anos e 11 Meses: pode financiar em até 36 parcelas, valor máximo de R$ 30.000,00.

Qual é a legislação referente à idade máxima para adquirir o crédito consignado?

A lei que regulamenta as questões do empréstimo consignado é a Lei n° 10.820, mas não há nenhuma observação ou particularidade sobre a idade máxima ou mínima permitida para adquirir o crédito consignado. Entretanto, cada instituição financeira adota sua política de crédito a fim de garantir a manutenção da taxa de juros e manter a operação do empréstimo dessa modalidade.

Isso porque, quanto mais seguro é o empréstimo consignado, mais barato ele fica. Diferente de outras modalidades de crédito como empréstimo pessoal, cujas taxas de juros são muito elevadas, devido ao risco da operação ser muito maior.

Outro critério levado em consideração é a legislação vigente, que determina que após os 70 anos o cidadão se torna inimputável, ou seja, não pode responder por si judicialmente.

Após estes esclarecimentos, se você está em idade de adquirir o crédito consignado segue o passo a passo para fazê-lo:

- Se você possui carteira assinada, vá até o setor de Recursos Humanos e procure pelo responsável pela intermediação entre você e o banco, ou o correspondente bancário conveniado.

- Se você for pensionista ou aposentado pelo INSS, procure os bancos que realizam esse tipo de empréstimo.

- Separe os seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de endereço e extrato do seu salário ou pagamento de pensão/benefício do INSS.

- Se você for funcionário público, o órgão em que trabalha pode ter mais de um banco, por isso, procure a lista e veja aquele que apresenta as melhores taxas e condições.

Website: http://www.grupoourocred.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade