Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Festas dos meses de junho e julho acolhem cada vez mais participantes

A tradição das festas juninas e julinas estão atraindo cada vez mais pessoas em todo o Brasil.

1 jul 2016 - 16h02
Compartilhar
Exibir comentários

Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo: normalmente a eles são associadas as festas que ocorrem ao longo do mês de junho e, também, no mês de julho. O costume de festejar ao longo do mês de junho vem de antes da era cristã. Conforme historiadores, essas festas dizem respeito aos rituais de invocação da fertilidade ocorridos no Hemisfério Norte (povos sírios, persas, egípcios, etc.), realizados para fomentar a fartura nas colheitas.

Foto: DINO

Há ainda outras curiosidades que rondam esta época festiva. No Brasil, é evidente a influência dos índios nas comidas das festas juninas e julinas. Na região nordeste é típico a presença de mandioca, milho, abóbora e batata-doce.

E quanto à dança de quadrilha? Aqui a influência veio de Paris no século 19, lá chamada de dança "quadrille". A palavra "anarriê", costumeiramente pronunciada pelo puxador da quadrilha, vem do francês "en arrière", que significa para trás. É claro que com o passar dos anos o povo brasileiro foi modificando a quadrilha original e incluiu nas músicas a zabumba, triângulo e sanfona.

As principais festas juninas e julinas no Brasil

O nordeste do país é disparadamente a região onde mais se comemora as festividades de junho, estendendo-se até o mês de julho. Separamos as cidades de maior movimento e estrutura nesse período:

São Luís (MA)- "Bumba Meu Boi", é a festa típica que costuma ser comemorada de 13 a 30 de junho. É regada a grupos que encenam histórias do folclore brasileiro, com muita dança e ritmo.

Aracaju (SE)- A festa é de "São João" com uma estrutura muito elaborada, inclusive com uma cidade cenográfica que simula uma vila no interior. Artistas regionais e também músicos consagrados no Brasil costumam se apresentar na festa.

Caruaru (PE)- "São João de Caruaru" é a comemoração que conta com quadrilhas compostas por até 4 mil pessoas. A festança começa no mês de maio e se estende até o final de junho. Não é à toa que a cidade disputa o título de maior festa de São João do Mundo.

Campina Grande (PB)- Tão grandiosa quanto a de Caruaru, aqui também se comemora a festa de São João. São diversos palcos para shows e quadrilhas com apresentações frequentes entre 6 de junho e 6 de julho.

Teresina (PI)- Chamada de "Encontro Nacional de Folguedos", essa festa ocorre durante a segunda quinzena de junho e conta com a presença de quadrilhas, grupos folclóricos e muita comida típica.

Ficou com água da boca e vontade de conhecer uma festa tipicamente junina? O Candeias, maior clube de turismo do Brasil, possui o melhor local para desfrutar dias bem animados, sem incômodo algum. São centenas de estruturas completas para hospedagens e lazer em diversos níveis e destinos turísticos e de negócios no país.

Acesse o site e programe sua viagem http://www.candeias.com.br/.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade