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É possível empreender com pouco dinheiro?

Saiba como começar os empreendimentos sem grandes capitais

15 mar 2018 - 09h05
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Trabalhar com o próprio negócio é o desejo de cada vez mais brasileiros. No entanto, a maioria das pessoas acredita que para empreender é preciso um grande aporte financeiro. Mas esse nem sempre é o caso. Dependendo do setor escolhido e, principalmente, das estratégias de marketing e negócios selecionadas, é possível começar com pouco. Além de elaborar estratégias eficientes, o empreendedor também precisa contar com algumas características em si: ousadia, criatividade e proatividade são essenciais para todos que buscam ser donos do próprio negócio.

Foto: DINO

Reduzindo os custos

Para empreender com pouco dinheiro, é necessário equilibrar muito bem as contas. "É preciso acompanhar os números de perto, e com frequência", destaca Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi (https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/), que atua no mercado há 60 anos. "Quanto mais monitoramento, mais simples é identificar problemas e criar soluções de maneira dinâmica. Se o acompanhamento não é feito, pode ser que o empreendedor passe muito mais tempo perdendo dinheiro com ações não efetivas", completa.

Alguns exemplos de como reduzir o investimento necessário para começar a empreender, segundo o empresário:

· Comece com negócios baseados na web. Eles não exigem custos com aluguel, reformas e decoração;

· Trabalhar com produtos digitais, como e-books e software, elimina custos de estoque e envio;

· O sistema de vendas diretas, como em produtos por catálogos também costuma a ser mais barato;

· Escolha as ações de marketing certas. Não é preciso investir rios de dinheiro para que o marketing seja efetivo. Para começar, anúncios no Google ou Facebook, cartões de visita e flyers são o suficiente;

Calculando o investimento

Antes de começar a empreender, é preciso saber com detalhes quanto capital está disponível, quanto será gasto e qual será o retorno. É importante que o empreendedor não deixe de considerar que precisará de capital de giro e que o retorno pode demorar algum tempo para alcançar os valores projetados.

"Para não ser pego de surpresa, é interessante verificar em sites como o SEBRAE ou revistas especializadas em negócios o quanto precisa ser investido no tipo de negócio escolhido", constata Eskenazi. Segundo ele, esses locais também explicam sobre as possibilidades de retorno e o que o empreendedor pode esperar do modelo de negócio. Esse tipo de informação é extremamente valiosa para a fase mais importante de empreender, o planejamento.

Garantindo a receita

Para manter a saúde financeira de qualquer tipo de negócio, é preciso captar e fidelizar clientes. Contar com clientes que sempre voltam é normalmente o fator responsável por manter os negócios no azul, mesmo em tempos de crise. Para fidelizar, é preciso pensar na divulgação valores da marca, no seu fortalecimento com o público e em tornar a experiência do cliente única e agradável. Algumas estratégias muito usadas incluem:

· Seleção de um nicho de mercado específico;

· Elaboração de programas de vantagens com cartão fidelidade e promoções para clientes frequentes;

· Divulgação dos valores da empresa através de informativos e outras comunicações visuais;

· Reforço da identidade na decoração da loja ou design do site;

· Campanhas de estreitamento de relações com o cliente através de e-mails, redes sociais e até mesmo cartas e bilhetes incluídos no envio de produtos.

Ideias de negócios que exigem baixo investimento inicial

Não faltam exemplos de negócios que não exigem um investimento inicial muito alto. Com criatividade, é possível encontrar nichos não explorados ou aproveitar as maiores tendências de negócios para 2018. A seguir, alguns exemplos de empreendimentos de baixo investimento:

· Venda de bolos e doces;

· Comida artesanal;

· Aulas particulares;

· Cuidadores de animais;

· Sabonetes e óleos artesanais;

· Cuidador de idosos;

· Reparo de móveis;

· Reparo de bicicleta;

· Limpeza de estofados ou quintais;

· Planejador de eventos;

· Fotógrafo de pets;

· Lavanderia com entrega à domicílio;

· Lojas online;

· Produtos virtuais;

· Redes de conexão de profissionais liberais com clientes;

· Serviço de consertos domésticos;

· Costura e conserto de roupas.

Saiba mais

É importante incluir o marketing promocional em qualquer negócio. Entre outras ações, ele consiste em material de papelaria personalizado, como flyers, banners e cartões de visitas, importantes para a divulgação de qualquer negócio.

Para imprimir esse tipo de material, o empreendedor deve procurar por uma gráfica sólida no mercado, que proporcione qualidade e preço bom, como a Gráfica Eskenazi. Atualmente, a empresa expandiu a sua atuação para web, através de sua Gráfica Online , uma plataforma de vendas online simples de usar, de rápida entrega e preços competitivos. Saiba mais: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

Website: http://www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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