PUBLICIDADE

DINO

Dragas de sucção otimizam processos de mineração, saiba como

19 jul 2017 - 17h11
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Como fazer a mineração de sedimentos depositados no fundo de um rio, lago ou mar? Até mesmo como limpar afluentes de água? Para realizar estas ações, o equipamento mais indicado é a draga. Com capacidade de remoção de solo, rochas, lodos e minério do fundo dos rios, esta máquina é utilizada para aprofundamento e alargamento de canais em rios, portos e baías; construção de diques e preparar fundações para pontes e outras estruturas e escavações, a fim de se encontrar objetos comerciais como diamantes, ouro, moluscos e etc.

Foto: DINO

As dragas foram adaptadas a partir de um tipo de escavadeira movida a vapor. Com o desenvolvimento de motores a combustão e elétricos, esta máquina também foi modernizada e seu uso ampliado. Entre os modelos mais simples, está a draga de caçamba, instaladas as margens com um sistema de caixas flutuantes. Em seguida, a draga de balde é mais eficiente, pois possui conchas ou garras, presas a uma esteira contínua onde o material é depositado. Com uma tecnologia aprimorada, existem as dragas de sucção com fortes bombas que aspiram todo o material do fundo do rio e o descarrega no lugar adequado para tratamento ou aterro.

A mineração de ouro é feita através da mineração com draga de sucção, também chamada de dragagem moderna. Neste tipo de operação, geralmente, os aspiradores de sucção puxam os sedimentos através de uma mangueira que está localizada no fundo do rio ou riacho. Após a aspiração, o sedimento é processado e classificado na superfície da draga através de uma eclusa. Este item é capaz de remover os materiais valiosos, enquanto o material inútil é descartado pela draga. Apesar de ser considerado um método fácil de dragagem, esta operação depende da qualidade dos materiais utilizado, por exemplo, os mangotes de draga , que precisam ser resistentes e com alto poder de sucção, como os da Acflex , mangotes ruins prejudicam a operação da máquina e eficiência do trabalho.

As dragas de sucção são utilizadas em processos de mineração há muito tempo, no entanto existem algumas dúvidas sobre a relação da técnica com danos ambientais, visto que há a possibilidade de durante os procedimentos haver alteração da forma de um rio, de seu curso e de que suas águas fiquem barrentas pelo lodo. Além de alguns pesquisadores afirmarem que a mineração de dragagem libera mercúrio na água, prejudicando a qualidade da mesma para a sobrevivência dos peixes. Existem locais que impuseram limites neste método de dragagem, afim de preservar o meio ambiente. Porém os mineiros alegam que o trabalho realizado não prejudica o meio ambiente, e pode até ser considerado uma ajuda para que não haja sedimentação desses rios, já que removerá os detritos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade