PUBLICIDADE

DINO

Dez dicas essenciais para sua viagem de carro

14 jul 2016 - 15h05
Compartilhar
Exibir comentários

Em tempos de férias escolares muitos pais resolvem viajar com os filhos. Se você pretende aproveitar o descanso para viajar de carro, separamos 10 dicas, baseadas em recomendações do Detran-SP , para que seu passeio seja ótimo e não se transforme em dor de cabeça no meio do caminho. Lembrando que, essas dicas valem para todas as suas viagens de automóvel:

Foto: DINO

1. Equipamentos, pneus e revisões em dia

Dirigir um carro em mau estado é perigoso em qualquer situação. Nas rodovias, onde fica mais difícil e demorado prestar socorro, a atenção precisa estar redobrada e seu carro em perfeito estado. Só viaje se as revisões estiverem em dia, ou enquanto planeja seu roteiro, procure o mecânico para efetuar as manutenções adequadas, como alinhamento e balanceamento, calibração e vida útil dos pneus , nível de óleo armazenado e afins.

Vale lembrar também de checar estepe, macaco, triângulo de sinalização, extintor de incêndio e demais equipamentos de segurança , se estão devidamente instalados e em dia. Além de serem essenciais em caso de ocorrências, sua ausência é punida com multa por autoridades do trânsito.

2. Monte seu roteiro previamente

Antes de iniciar a viagem, descubra mais informações sobre o trajeto e o destino final. Caso você nunca tenha feito o caminho, não tem problema, tenha à mão pelo menos um navegador por GPS (vale o Waze) com mapa do local. Procure onde há postos de abastecimento 24 horas no meio de percurso, para programar reabastecimentos ou paradas rápidas para comer e descansar. Muito importante: certifique-se de que o veículo está reabastecido antes de sair de casa.

3. Fuja dos horários de congestionamento

Programe-se para sair em horários alternativos, assim você consegue fugir do engarrafamento nas estradas em períodos de recesso ou feriado prolongado. É claro que o trabalho ou outras questões pessoais podem deixar pouco espaço para isso, mas esforçar-se para sair um pouco mais cedo pode ser a diferença entre ficar duas ou nove horas na estrada.

4. Descanse antes de sair

Dormir ao volante é um dos maiores perigos na estrada. Se a viagem for longa e você não for revezar a direção, durma bem na noite anterior e só dê a partida se estiver descansado e alerta.

5. Fique de olho em tudo

Sim, você está na estrada mas não é só por isso que está imune a assaltos e furtos. Nas paradas não deixe o veículo estacionado sem trancá-lo, mesmo que a parada seja breve. Evite também deixar documentos, pessoais ou do automóvel, no porta-luvas, assim como embrulhos, sacolas, mochilas e bolsas expostos nos bancos. Em movimento, procure sempre andar com os vidros fechados, especialmente quando passar por perímetros urbanos à noite.

6. Atenção somente à pista.

Sabia que, se por acaso um motorista está a cerca de 120 km/h numa rodovia e se distrai por quatro ou cinco segundos com o celular, vai percorrer mais ou menos 133 metros sem saber o que acontece à sua frente. Ao dirigir é melhor não deixar de prestar atenção no trânsito, por menor tempo que seja, você pode cometer um erro grave ao volante ou causar um acidente grave.

7. Programe paradas

Saiba que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), passar mais de quatro horas seguidas viajando sem se mexer atrapalha a circulação sanguínea e aumenta o risco de doenças como trombose e embolia pulmonar? Por isso, programe paradas esporádicas durante o percurso, saia do automóvel, alongue-se e dê uma boa "esticada nas pernas".

8. Monte um kit viagem

Uma pessoa prevenida vale muito. Se imprevistos surgirem no caminho, como congestionamento, sol forte, estresse e enjoos monte um kit básico com objetos como lenços de papel, filtro solar, sacos plásticos, medicamentos de uso contínuo, alimentos de consumo rápido e água.

Já, se for necessário distrair a criançada, jogos eletrônicos, brincadeiras de adivinhar e uma trilha musical animada cumprem bem a função.

9. Bagagens no seu devido lugar.

Você já deve saber mas não custa relembrar: nenhum passageiro pode ser transportado no mesmo espaço da bagagem, pois há risco de ser atingido por ela em caso de acidente. Por isso, quando necessário rebata os bancos traseiros para encaixar sua bagagem, a capacidade legal de seu automóvel ficará limitada aos dois ocupantes da frente.

Quer levar sua bicicleta em racks externos? Fique atento às regras. Para levá-las no teto, a altura não pode exceder 4,40 metros. Na traseira, o suporte não pode superar a largura do veículo (contando os retrovisores), nem obstruir lanternas, refletores e placa.

10. Transporte animais com segurança

O transporte de animais soltos nos bancos, no colo de alguém ou mesmo com a cabeça para fora da janela, é prática proibida. Só vale carregá-los com equipamentos próprios de segurança, como cadeirinha para pets, caixa de transporte ou cinto de segurança para animais -- este deve estar adequado ao tamanho e peso do seu bicho de estimação.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade