PUBLICIDADE

Dados sugerem que desentupidoras têm efeito positivo na economia

24 set 2018 - 10h43
(atualizado às 11h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo o IBGE, a seção da economia de água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação cresceu com relativa estabilidade nos últimos anos no Brasil. Os últimos dados são de 2016.

Foto: https://media.gettyimages.com/ / DINO

De acordo com esta fonte, entre 2011 e 2016 o crescimento no número de empresas foi cerca de 6%. No mesmo período, a remuneração total por essa seção de atividade teve um aumento nominal médio semelhante, próximo de 6%.

No estado de São Paulo, por exemplo, este número é acompanhado pelo crescimento do número de unidades locais presentes no Cadastro Nacional de Atividades econômicas. No total, a subida foi de 16%.

Dentro da seção água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, estão as desentupidoras. Elas são algumas das responsáveis pela elaboração deste trabalho, em especial nas grandes cidades.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), um saneamento eficiente pode trazer efeitos diretos, indiretos e de aumento de renda na economia como um todo. Os efeitos podem ser sentidos com economia de gastos em saúde, valorização dos imóveis e aumento da produtividade dos trabalhadores.

Esse investimento não deve ser apenas responsabilidade do Estado prover um saneamento básico adequado. Mesmo quando já existe, pode ter problemas como entupimentos de esgoto, encanamentos, tubulações e fossas, por exemplo, afetando residências e ambientes empresariais.

Neste caso, o papel da desentupidora é proporcionar um atendimento adequado de manutenção do local onde há a obstrução, ao remover a sujeira sem causar maiores danos e permitir a volta à atividade normal.

Danos ao meio ambiente

O Instituto Trata Brasil traz alguns dados alarmantes. Há mais de 3,5 milhões de brasileiros nas grandes cidades que têm acesso à uma rede coletora, mas que mesmo assim prefere despejar o esgoto de modo irregular.

Tal situação, é claro, é extremamente nociva ao meio ambiente, uma vez que este esgoto vai parar em rios e córregos. Os danos são para a própria população, para o meio ambiente local e para os povos ribeirinhos, que dependem de condições favoráveis para desenvolverem suas atividades.

Isto pode ser prejudicial, no fim, até mesmo para quem usa deste artifício irregular. Afinal, a falta de água e a poluição do entorno é um estrago considerável. Além disso, como é proibido por lei, o dano pode ser também financeiro, de levar uma multa e ter de se adequar à legislação compulsoriamente.

Outra prática nociva que se vê com frequência é o despejo do esgoto comum naquele que é reservado apenas para águas pluviais. Os prejuízos causados, dependendo da forma e da quantidade que chegarem nos rios e lagos, podem até mesmo gerar problemas como o ressecamento dos reservatórios, levando à falta de água. Isso prejudica a produção das indústrias, bem como o dia a dia nas residências.

A atuação das desentupidoras pode ser um bom remédio para estes problemas. Adequar a situação do local, seja ele residência ou empresa, às capacidades do município é sempre a escolha mais inteligente.

Inovações do setor

Os investimentos neste setor são contínuos, o que faz com que inovações estejam sempre surgindo. Elas são, sobretudo, em termos de maquinário e instrumentos que ajudam os profissionais a fazer o diagnóstico correto e a executar solução ideal para cada tipo de problema.

Entre residências e empresas, há algumas diferenças da caracterização dos desentupimentos. No primeiro caso, normalmente os serviços feitos são de canos e tubulações de pias, vasos sanitários ou tanques. Já no segundo, os serviços tendem a demandar mais esforço. Um exemplo é no escoamento dos processos industriais, que é algo mais trabalhoso. O serviço de águas pluviais é comum a ambos.

É justamente visando atender a estas necessidades que os investimentos em inovação são realizados. Com eles, o serviço de desentupimento tem se tornado cada vez mais seguro no diagnóstico e ágil na resposta e na prevenção.

A máquina desentupidora é um destes equipamentos. Ela é bastante utilizada onde há grande fluxo de detritos capazes de representar algum dano para os encanamentos. Neste caso, ela pode ser utilizada tanto para resolver estes problemas quanto para preveni-los.

Outra tecnologia é a da vídeo inspeção. Como sugere o nome, ela permite que o profissional verifique o estado do interior das tubulações hidráulicas e identifique potenciais perigos (rachaduras, corrosões, infiltrações, etc.). Ela é utilizada como um aparelho que permite ter certeza no reconhecimento da situação das tubulações locais.

Já para a resolução do problema, uma técnica muito eficaz é a chamada hidrojateamento. Por meio de bombas de alta pressão e alta vazão, são utilizadas mangueiras industriais com bicos rotativos, em que a pressão varia de 120 bar até 1500 bar. Ela efetua a limpeza de modo eficaz, ao remover toda a massa sólida presente no interior das tubulações, caixas de gordura ou superfície.

Por fim, para a limpeza de fossas, o caminhão de auto vácuo é o mais indicado. Assim como no hidrojateamento, eles também possuem bombas de alta pressão para efetuar a limpeza. Uma vantagem adicional é que podem transportar os detritos para serem removidos em local adequado, evitando contaminações.

A JH Desentupidora e Dedetizadora conta com todos esses serviços de última geração capazes de prover o serviço mais seguro e eficaz existente. Localizada em São Paulo (SP), esta é uma empresa séria e idônea, que se preocupa com o meio ambiente e realiza os descartes em lugares próprios onde a coleta é feita corretamente.

Website: http://www.jhdesentupidora.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade