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CRM ajuda a potencializar a venda de franquias

Ferramenta contribui para uma gestão mais organizada e impacta expansão

8 nov 2019
11h42
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Crescer é objetivo de toda rede de franquias e, mesmo em um mercado com bom desempenho, contar com as ferramentas certas é fundamental para manter a venda de franquias ativa. O CRM pode ajudar nessa expansão.

Foto: DINO / DINO

O franchising brasileiro continua crescendo a todo vapor. No balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias faturaram R$ 47,2 bilhões no terceiro trimestre do ano, um crescimento de 6,1% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Apesar dos números impressionantes e do mercado promissor, quem está envolvido com o franchising sabe que existem muitos desafios que rondam uma operação de franquias. Um dos maiores, certamente é manter uma expansão saudável.

Porém, na mesma medida em que pode ser difícil acelerar a expansão, fazê-lo é crucial para a sobrevivência de quem resolve franquear.

Afinal, vender unidades franqueadas é a principal fonte de receita e parâmetro de sucesso da maioria das franqueadoras.

É de elementos como royalties, taxa de franquia e outros recebimentos das franquias que uma franqueadora forma a maior parte de seu faturamento. Além disso, quanto mais unidades, maior é o reconhecimento da marca, a receita das franquias e, consequentemente, a satisfação dos franqueados.

Em outras palavras, expandir é preciso. Mas nem por isso é uma tarefa simples.

Pensando nisso, as redes investem tanto em estratégias, campanhas e instrumentos que permitam impulsionar a vende de novas franquias.

Bastante conhecida pelos gestores, o CRM pode ajudar muito na expansão.

O que é CRM e como ele ajuda as franquias

Sigla para Customer Relantionship Management, o CRM é um instrumento de gestão de relacionamento com clientes bastante utilizado pelo varejo e por empresas do segmento B2C.

Mas, o que muita gente ainda não sabe é que um bom CRM também pode ser empregado no mercado de franquias e ajuda muito o time de expansão.

O foco do CRM é reunir, organizar e armazenar dados de potenciais clientes, tornando mais simples a tarefa de compreender melhor o seu público alvo, desenvolver um bom funil de vendas, se relacionar e - por fim - vender.

Isso vale para produtos, para serviços, e também para franquias.

Enquanto as unidades franqueadas podem usar o CRM para se relacionar melhor com seus clientes finais, as franqueadoras conseguem criar uma base de dados de interessados em suas franquias e trabalhá-la de uma forma mais eficiente.

As vantagens de um CRM na venda de franquias

Agregar um CRM à expansão de franquias deve gerar uma porção de benefícios. Um dos principais é a padronização.

A padronização é uma das chaves para o sucesso no franchising. Isso vale tanto para os processos das franquias quanto das franqueadoras.

Por meio do CRM, todos os potenciais franqueados são cadastrados em uma mesma base, com as mesmas informações. Na prática, isso significa ter dados preciosos consolidados e sempre disponíveis.

A otimização de processos também é uma vantagem importante. Agregar uma ferramenta como um CRM que organiza, centraliza e automatiza a entrada e evolução de novos leads, deve ajudar a franquia a reduzir a incidência de erros e aumentar a produtividade.

Isso porque, com um sistema reunindo todo o trajeto do candidato rumo ao fechamento, há menos riscos de alguma informação se perder e haver um retrabalho no funil. O resultado é uma equipe mais produtiva e uma expansão acelerada!

Além disso, se for bem gerida e atualizada, é uma fonte preciosa não só para consultar o histórico de um possível cliente, mas para gerar insights que possam otimizar os processos, comunicação e o relacionamento com a marca. Essas ideias podem, inclusive, ser aproveitadas por outros departamentos, como o marketing, suporte e administrativo.

Há ainda a possibilidade do CRM ser agregado a outras ferramentas de gestão e relacionamento - como disparo de e-mail marketing, tickets de suporte e anúncios em redes sociais -, o que pode criar uma operação ainda mais coesa, automatizada e orientada a resultados.

Dessa forma, a tendência é que o CRM ajude a criar um ecossistema de expansão mais fluido e simples.

Solutto disponibiliza CRM para franquias

A Solutto, pioneira no fornecimento de sistemas de gestão de franquias, conta com um sistema de CRM que foi desenvolvimento especialmente para organizar e impulsionar a expansão de franquias.

O módulo tem um cadastro unificado, que garante que todas as entradas estejam centralizadas, organizadas e acessíveis para quem precisa.

Além dos franqueados, também é possível cadastrar fornecedores, parceiros, jornalistas e qualquer outro perfil que seja importante nas estratégias da rede. Assim, até mesmo os contatos relacionados à gestão interna da companhia mantêm os critérios de organização e acessibilidade.

O sistema ainda integra recursos de marketing como: e-mail marketing, SMS, gerenciamento de cadastros e oportunidades no funil de vendas, registro do histórico de ações com cada cliente, segmentação de personas e mais. Por meio dessas ferramentas, as atividades relacionadas ao relacionamento tornam-se mais simples, práticas e eficientes.



Website: https://solutto.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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