PUBLICIDADE

Conheça a música e seus elementos básicos

Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo.

13 mar 2017 - 11h30
Compartilhar
Exibir comentários

Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Para que você entenda a importância deles na música, vamos explicar cada um deles.

Foto: DINO

Melodia

A melodia é uma sequência de notas musicais. Com uma sucessão de sons ritmados, que organizados de forma, proporcionam um sentido musical para quem está escutando. Através da melodia, podemos reconhecer as músicas com um simples assovio.

Para se construir uma melodia, é preciso organizar as notas musicais com duração, intensidade e altura. quanto mais simples, mais fácil será a memorização da melodia.

Ritmo

O ritmo é que vai ditar o tempo musical e estilo de música. Através da duração de cada som e a sua duração, é possível dar ritmo para a música. A acentuação se destaca neste elemento, ela faz marcação regular entre a sucessão de sons fortes e fracos, dividido em porções de valor chamadas compassos.

Harmonia

Quando dois ou mais sons são reproduzidos simultaneamente, produzindo um acorde, são chamados de harmonia. Existem duas maneiras de se referir a harmonia: para nos referirmos à seleção de notas que compõem determinado acorde (formação), e em sentido amplo, para descrevermos o desenrolar ou a progressão dos acordes durante toda uma composição.

De acordo com a Jubi , as manifestações musicais de qualquer forma dependem destes 3 elementos, mas existem diversas vertentes destes pontos que se ramificam. Para isso é preciso muito estudo e conhecimento do instrumento que está tocando para conhecer mais afundo tudo sobre a música.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade