COFFITO reconhece a atuação do profissional de Fisioterapia em unidades de Emergência e Urgência
De acordo com a divulgação do dia 25 de janeiro deste ano, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), por meio da resolução nº 501, permite a atuação do fisioterapeuta no atendimento à Saúde em Unidades de Emergência e Urgência, garantindo, dessa forma, mais um espaço de inclusão da profissão.
Na visão do presidente do COFFITO, essa resolução tem como objetivo normalizar o exercício da profissão no setor em questão e assegurar o fisioterapeuta e a sociedade em relação a essa atuação. A publicação da deliberação considerou o propósito da medida e atribuições da profissão, como a utilizar-se da ventilação mecânica invasiva, da oxigenoterapia e da ventilação mecânica não invasiva.
O fisioterapeuta poderá contar com o apoio do Ministério da Saúde, que, por sua vez, listou a profissão em suas normas para assistir os serviços de urgência e emergência. A edição reconhece e prediz que os fisioterapeutas sejam capacitados em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS, na sigla em inglês).
A criação desta resolução contou com a ajuda da Associação de Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (AFERJ) em parceria com a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), além da Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB). Estas, em conjunto com o COFFITO, analisaram o âmbito da Fisioterapia brasileira em setores de urgência e emergência, para, somente então, criar uma normalização que atendesse às necessidades da área.
Na visão do presidente do COFFITO, disponibilizar esta resolução aos profissionais de fisioterapia não significa somente o reconhecimento, mas uma forma de mostrar admiração e respeito. Além disso, trata-se de uma maneira de elogiá-los, já que, por meio de sua atuação, mostraram o quanto é importante o atendimento do fisioterapeuta nas áreas de emergências e urgências.
Ele também aproveita para agradecer, durante seu discurso, aos demais profissionais que contribuíram para a elaboração dessa resolução.
Qual a função do fisioterapeuta e em quais áreas ele pode atuar?
O fisioterapeuta é um profissional que tem uma visão geral do corpo humano. São várias as suas funções, como, por exemplo, ajudar a aumentar a capacidade respiratória no caso de uma pessoa com dificuldades para respirar. Ele ainda pode auxiliar na prevenção e na recuperação de pacientes vítimas de paralisia e traumatismo craniano, ou no caso de terem sofrido algum acidente que tenha provocado fraturas ou somente lesões, entre outras situações afins.
O fisioterapeuta ministra exercícios respiratórios em pessoas com histórico de asma, bronquite e enfisema pulmonar. Ele faz uso de diversas técnicas para estimular os movimentos dos pacientes que sofrem com traumas musculares, luxações e fraturas, além de auxiliar idosos, gestantes e crianças.
Como é possível perceber, o fisioterapeuta tem um papel muito importante no setor da saúde. Ele pode atuar em diversos setores, como hospitais, clínicas médicas, centros de reabilitação e/ou unidades básicas de saúde, clubes e academias.
Vale aqui lembrar que, no caso da necessidade de procedimentos terapêuticos, o ideal é buscar por profissionais capacitados para aplicar os exercícios e técnicas corretas indicadas para o tipo de tratamento solicitado pelo médico.
A SM Care é uma clínica especializada em fisioterapia que conta com diversos serviços de reabilitação e prevenção de lesões. A empresa conta com uma equipe de profissionais habilitados em diferentes técnicas e especialidades terapêuticas. Prestando serviços de Fisioterapia na Vila Olímpia , a Clínica SM Care conta com atendimento de alta qualidade e, por esse motivo, é a mais indicada em diversas situações.
Website: http://www.smcare.com.br/