1 evento ao vivo

Cadeias Musculares e Articulares GDS chegam aos Estados Unidos graças a duas brasileiras

6 ago 2018
17h31
atualizado em 15/8/2018 às 16h35
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Do dia 6 a 9 de julho, ocorreu em Fullerton, na Califórnia, o primeiro curso de introdução ao conceito belga/francês de Cadeias Musculares e Articulares GDS, método global de fisioterapia e de abordagem biomecânica e comportamental, que atua na prevenção, no tratamento e na manutenção da boa organização corporal. Desde 1970, esta é a primeira vez na história em que a primeira etapa da formação acontece em território norte-americano. E isso só foi possível graças à intervenção e à dedicação de duas brasileiras visionárias. 

Renata Ungier, proprietária da Kiné Clínica de Fisioterapia e Centro de Formação, no Rio de Janeiro, e Kaanda Gontijo, da Fisyon Postura & Movimento, baseada em Porto Alegre, há três anos vêm estabelecendo parcerias que já resultaram em participações em congressos nacionais e internacionais, workshops e cursos de formação visando propagar os ensinamentos da fisioterapeuta e osteopata belga Godelieve Denys-Struyf, nome que deu origem a sigla GDS. Nas décadas de 60 e 70, ela criou e desenvolveu o método que visa uma leitura precisa do gesto, da postura e das formas do corpo, favorecendo uma abordagem individualizada. As Cadeias Musculares GDS trabalham com o conceito de que a atitude postural e a forma do corpo derivam de uma multiplicidade de fatores, desde a genética até o psiquismo e o comportamento. 

Apaixonadas por esta revolucionária forma de avaliar, tratar e cuidar de seres humanos de forma global, as brasileiras Renata e Kaanda não se conformaram com o fato deste conceito jamais ter sido lecionado dentro do território norte-americano, um dos países que mais exporta métodos únicos de tratamento físico através de terapias manuais e exercícios para todo o mundo. Juntas, então, decidiram assumir o desafio e serem as pioneiras a lecionar o método, em língua inglesa, nos Estados Unidos.  

Contando com o suporte do Centre de Formation Philippe Campignon, da França, responsável há mais de 20 anos pelos cursos de formação biomecânica que acontecem também na Polônia, Bélgica, Espanha, Canadá, Itália, México, Suíça e Brasil, elas produziram o primeiro curso particular sobre Cadeias Musculares e Articulares GDS, na Califórnia. Foram quatro dias de aulas teóricas e práticas ministradas por Renata, que contaram com a participação de profissionais considerados verdadeiros Terapeutas do Movimento no país.

"Para atingir o equilíbrio saudável entre corpo, mente e espírito e promover saúde para si próprios, precisamos indispensavelmente de autoconhecimento. Seja qual for a técnica terapêutica aplicada para ajudar a lidar com as nossas próprias dores, lesões, ou restrições e a entender o porquê de cada uma delas, esta técnica será potencialmente curativa se estiver embasada em uma visão global e ampla, como a de Godelieve, sobre todos os aspectos que influenciam direta ou indiretamente cada ser humano, desde os aspectos ósseos e musculares aos emocionais e sociais", diz Kaanda, Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.

Foto: Divulgação / DINO

Ela utilizou os princípios das Cadeias Musculares GDS em sua tese, finalizada em 2017, ao aplicar seu programa de performance coaching em bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Tendo como base os resultados de suas pesquisas e sua experiência na área de postura, movimento e dança, sua missão ao mudar-se para os Estados Unidos, em outubro passado, tem sido disseminar o conhecimento através de palestras e workshops gratuitos e atrair interessados para o curso ministrado por Renata, Mestre em Saúde da Criança pela Fiocruz-RJ e única brasileira que compõem o quadro de professores do Centro de Formação Francês. 

O próximo curso de Cadeias Musculares e Articulares GDS nos EUA está previsto para acontecer em outubro de 2019, logo após a maior conferência sobre Medicina e Ciência da Dança organizada há 27 anos pela International Association for Dance Medicine and Science (IADMS) no país e ao redor do mundo, da qual ambas são membros, palestrantes e estarão novamente presentes no evento.



Website: https://www.kineclinicadefisioterapia.com/

Veja também:

Último debate entre Trump e Biden tem tom mais ameno, mas com troca de acusações; veja destaques
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade