Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Amcham-BH promove debate sobre Compliance

6 out 2016 - 10h38
Compartilhar
Exibir comentários

O termo Compliance vem ganhando destaque nos últimos anos. Uma empresa que está em Compliance está agindo de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, está em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Diante de sucessivos escândalos que vem sendo noticiados na imprensa sobre desvios de recursos em instituições públicas e privadas e têm prejudicado o desenvolvimento do país, a Câmara Americana de Comércio (Amcham) tem como meta estratégica em 2016 capacitar empresas em processo de estruturação da área de Compliance para trazer mais clareza em relação ao assunto e promover a retomada da economia.

Foto: DINO

A operação Lava Jato e a Lei Anticorrupção acelerou a implementação de programas de Compliance e gestão de risco nas empresas brasileiras, segundo pesquisa feita pela Amcham durante o III Seminário de Compliance em São Paulo realizado este ano. No evento foram ouvidos 180 gestores de companhias de todos os portes e segmentos e foi constatado que para 60% dos empresários, as ações anticorrupção em curso no país trouxeram impacto direto no investimento em programas de integridade da organização. A mesma porcentagem de empresários (61%) avaliou que a entrada em vigor da Lei Anticorrupção mudou a conscientização sobre as questões referentes ao tema. Na mesma pesquisa, 73% das empresas informaram já possuir um programa formal de Compliance. Apesar de já implementado, 69% deles enxergam ainda fragilidades internas, com necessidade de avanços no programa e maior pulverização de ações anticorrupção nos demais processos da organização.

Diante dessa pressão empresarial, a Amcham desenvolveu a "Missão Internacional de Compliance". Entre os dias 10 e 16 de setembro realizou a 1ª Missão Empresarial Brasileira de Compliance nos EUA, reunindo 25 executivos, na sua maioria, profissionais das áreas financeiras, RH e jurídica das organizações. "O grande objetivo desta missão foi conhecer as principais iniciativas, tendências e melhores práticas de Compliance em grandes empresas e instituições americanas em Washington e Nova York. Contamos com visitas programadas a importantes players do segmento, encontros de networking, capacitação e benchmarking estratégicos", comenta o gerente da Amcham Belo Horizonte, Rafael Dantas.

Debate nesta sexta-feira (07) em BH:

Para continuar debatendo com os empresários brasileiros o que foi aprendido durante a missão nos Estados Unidos e possibilitar mais trocas de experiências, a Amcham Belo Horizonte vai promover, na próxima sexta-feira, 07 de outubro, das 8h30 às 11h, o Seminário de Compliance na sede da entidade. O objetivo é tratar dessa atividade de uma forma holística, envolvendo as áreas de RH, a jurídica e a financeira. O evento é destinado a gestores de companhias de todos os portes e segmentos. As palestras serão ministradas pelo diretor financeiro da Precon Engenharia, Guilherme Lima; pelo diretor jurídico da AeC (empresa de outsourcing), João Luiz Juntolli; e pelo diretor de RH da Lhoist (empresa de extração de calcário), Marlus Teixeira. O evento terá como moderadora a presidente do Comitê de Gestão de Risco da Amcham e fundadora do programa de Compliance da Votorantim, Ana Paula de Medeiros Carracedo.

Sobre a Amcham :

A Câmara Americana de Comércio tem a missão de servir a seus associados influenciando construtivamente políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos, promovendo o comércio, o investimento e a cidadania empresarial. Tem sua atuação baseada em dois pilares centrais: defesa da livre iniciativa privada no Brasil e das relações entre o País e os Estados Unidos.

Além dos serviços típicos de uma câmara de comércio, a Amcham oferece um amplo portfólio de produtos e serviços que a coloca na posição de mais ativa e complexa entidade no Brasil em promoção de serviços para o meio empresarial, tendo hoje mais de 5 mil associados no Brasil e 400 em Belo Horizonte.

Atua com 150 comitês temáticos de discussão; forças-tarefa para trabalhar por temas essenciais a um melhor ambiente de negócios; um intenso calendário de seminários, feiras e palestras com expoentes do empresariado nacional e autoridades brasileiras e americanas; diversas atividades voltadas à geração de oportunidades de negócios para os associados; programa de vistos em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo; missões comerciais e serviços para o exportador e o importador; centro de arbitragem de conflitos; e business centers que abrigam eventos próprios e de terceiros. As atividades da Amcham atraem mais de 150 mil profissionais ao ano.

Desde 2010, um dos principais focos do trabalho da Amcham está voltado à identificação e eliminação de gargalos que comprometem competitividade do País e se refletem em elevados custos para as empresas.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade