PUBLICIDADE

A importância de equipamentos de segurança

21 out 2016 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

Desde corrimãos gigantes, escadas altíssimas até um gramado inofensivo, os obstáculos e desafios da prática de alguns esportes apresentam risco de quedas, fraturas e lesões. Para amenizar esses eventuais acidentes que podem ocorrer, é indispensável o uso de equipamentos de segurança como capacetes, joelheiras, cotoveleiras e outros itens que falaremos a seguir.

Foto: DINO

Equipamentos de proteção são ideais para proteger o corpo e partes sensíveis como articulações de fraturas e lesões. Os itens amortecem o impacto do corpo contra o possível obstáculo e seguram boa parte do choque em seus materiais. Veja a seguir a definição e algumas curiosidades de cada elemento de proteção:

CAPACETES

O uso de capacete é indicado para praticamente todos os tipos de esportes radicais, uma vez que fraturar o crânio pode causar problemas sérios e/ou irreversíveis. Além de proteger contra quedas ou colisões, também protegem contra objetos ou destroços. O uso de capacete pode ser visto como algo "careta" por alguns atletas - principalmente praticantes de skateboard. Contudo, seu uso é a forma mais barata e inteligente de prevenir danos que podem fazer o atleta deixar de praticar o esporte por meses.

Ficar de canto olhando o pessoal dar rolê é mais careta do que usar capacete, não acha?

Recomendações de uso:

Use a suspensão do capacete ajustada e nunca deixe solta. Se o capacete estiver solto e você sofrer um acidente, o capacete vai voar longe e você estará desprotegido.

Não use capacetes danificados, com defeito ou que não sirvam adequadamente na sua cabeça.

Alguns esportes que o uso de capacete é indicado: ciclismo, skate, patinação, hóquei, futebol americano, beisebol, rappel, alpinismo.

LUVAS

O uso de luvas, especialmente para ciclistas, parece não ser levado muito à sério por atletas, pois alguns pensam ser apenas um aparato estético.

Se engana quem pensa que esse item é apenas para estilo, pois a luva de ciclismo é muito importante, tanto para o conforto como para a segurança de quem está usando.

Além de proteger as mãos em caso de quedas, as luvas proporcionam conforto para pedaladas de longa distância e também para terrenos acidentados.

Lembre-se que, caso você tenha controle sobre uma queda de bike, a primeira coisa que vai fazer é tentar se apoiar e colocar as mãos no chão. Por isso, considere um par de luvas um item essencial para qualquer rolê.

PROTETOR DE PULSO

Como o próprio nome já diz, os protetores de pulso, ou "munhequeiras" como são conhecidas, dão proteção e firmeza aos pulsos dos atletas, além de evitar distorções graves.

Esses acessórios se apresentam em vários modelos, materiais e dimensões diferentes, então esteja atento na hora de adquirir o seu, para que seja adequado para você.

Alguns atletas dizem que o uso de protetores de pulso auxilia na performance e desempenho, mas sem fontes ou estudos sobre o caso, preferimos apontar o uso apenas como equipamento de segurança essencialmente importante.

COTOVELEIRA

O uso de cotoveleiras também é bastante importante para a proteção dessa área do corpo. Qualquer atividade física que exerça grande impacto nessa área pode causar dores na articulação e cansaço, por isso seu uso é essencial.

A cotoveleira funciona basicamente retendo calor na região do cotovelo, o que auxilia na articulação sanguínea e evita as dores e lesões musculares. Além disso, dependendo do tecido que você escolher, o item ainda pode proporcionar mais conforto na hora de praticar seu esporte.

JOELHEIRA

Esse equipamento tem a mesma função da cotoveleira - proteger suas articulações, e funciona com o mesmo princípio de manutenção da circulação sanguínea. Além disso, os dois itens são grandes auxiliadores quando há alguma queda, pois amortecem o impacto e evita que você fique com aquele ralado - que geralmente demora meses para cicatrizar completamente.

Pessoal, essas dicas são para os atletas que priorizam a segurança na hora de praticar seus esportes. Existem outros equipamentos de segurança que também são tão importantes quanto o que citamos aqui hoje. Certifique-se de sempre estar seguro para amenizar suas quedas, principalmente se você está iniciando em algum esporte radical!

Esperamos que tenham gostado das dicas!

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade