PUBLICIDADE

A evolução da moda masculina e as influências absorvidas pelo mercado

18 jun 2018 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários

No mercado global, o consumo masculino cresce 14% ao ano, e do outro lado temos o público feminino que cresce apenas 8% anualmente.

Foto: DINO

No entanto, esse comportamento e o crescimento da procura pela moda masculina não foi sempre assim. Antigamente, quem dominava o mercado da moda eram as mulheres, já que socialmente eram elas que deviam se preocupar com a beleza e com a casa. Os homens precisavam apenas trazer o sustento para a casa.

Um pouco da história da moda masculina

O século XX começou com o famoso terno na moda masculina. Aliás, esse é um vestuário bem tradicional no universo masculino. Desde o início do século até o final da década de 1940, o terno foi apenas mudando levemente seu corte e cores. Além disso, os chapéus também foram ganhando designs diferentes.

Porém na década de 1950, o cinema estreou o filme "Uma rua chamada pecado", em que Marlon Branco usou como roupa camiseta e calça de alfaiataria para compor seu personagem. No mesmo período outro filme foi lançado, mas agora quem interpretava o personagem principal era James Dean, que usava camiseta branca, jaqueta de couro e calça jeans.

Por conta desses dois filmes, a moda masculina começou a sofrer mudanças mais drásticas. Os jovens passaram a usar calça jeans, camiseta e jaqueta de couro em sinônimo de rebeldia. Junto com isso, o estilo musical rock estava nascendo e ele também trazia cantores, como Elvis Presley, vestidos com as mesmas peças do personagem de James Dean.

A partir de então, a moda masculina foi se transformando a cada década de acordo com os estilos musicais e grupos sociais que nasciam.

Na década de 60, os Beatles começaram sua história musical, influenciando os ouvidos e as roupas dos jovens. Eles inseriram bordados e roupas mais coloridas. O que levou ao psicodelismo, trazendo as camisetas tie dye e as calças boca de sino para os homens.

Na década de 70, se tem as grandes bandas de rock'n roll surgindo e conquistando o público jovem. Mais uma vez outro estilo nasce: as camisetas de banda. Além disso, o movimento punk nasceu nesse mesmo período, trazendo camisetas com estampas em forma de protesto, calças rasgadas, acessórios e sapatos com spike e cabelos raspados no estilo sidecut.

A década de 80 é marcada pelo rap, com suas roupas mais largas e muitos acessórios, como relógios, colares, óculos e pulseiras. E finalmente chega-se aos anos 90 e o nascimento do grunge, que marcou pelo seu look composto por tênis All Star, calça jeans, camiseta e camisa de flanela.

A partir dos anos 2000, vários estilos antigos passaram por uma releitura, com mudança nos tecidos e na modelagem para que ficassem mais modernos. Agora, o que há são vários estilos diferentes convivendo em uma mesma época, mas com pequenas alterações para atualizar as peças.

O que percebe-se nessa evolução da moda masculina é que a camiseta e a calça jeans se tornaram peças chave no guarda-roupa. Mas cada pessoa também as usa com base em seu estilo. Por esse motivo, existem camisetas masculinas de várias cores, modelagem e tecido diferentes.

Mudança no comportamento masculino

Juntamente com toda a revolução na moda masculina, os homens aos poucos começaram a se interessar mais pelo meio. O que antes era dominado pelas mulheres, hoje é possível observar muitos homens preocupados com sua beleza e sua forma de se vestir.

Segundo dados do YouTube, a audiência dos canais de moda masculina foi 13 vezes maior em 2016. Isso também leva a pensar que os homens estão pesquisando mais antes de comprar. Eles estão procurando se informar e adquirir conhecimento a respeito de como anda a moda masculina. Assim, se torna mais fácil de ir nas lojas ou fazer compras online, já que eles sabem quais peças condizem com seu estilo.

Um estudo que o Google realizou, mostra que dos homens que fazem compras online, 40% adquirem itens de moda, enquanto que para as mulheres esse índice é de 36%. A sociedade mudou e a forma de pensar também foi sofrendo alterações durante os anos. Antes dos anos 50, os homens não precisavam se preocupar tanto com roupas, mas o cinema e a música transformaram essa situação.

Assim, a música e o cinema foram os responsáveis por incentivar as mudanças no visual das roupas masculinas de todos que os seguiam. E hoje, eles acabam por ter uma preocupação maior, sendo até mais exigentes em relação às roupas e sem precisar enfrentar o preconceito que a sociedade tinha a décadas atrás.

As pessoas vivem em um mundo mais democrático, em que homens pode se interessar por moda sem sofrerem tanto preconceito.

Website: http://korsair.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade