Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

6 dicas valiosas para quem precisa trocar de ERP

5 jun 2018 - 09h20
(atualizado às 09h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Em uma economia em que, para diversos setores, a competitividade está cada vez mais forte, a adoção de um sistema de gestão pode significar a diferença entre crescer ou desaparecer do mercado. Mas, a escolha de um ERP não é uma tarefa simples e costuma gerar uma série de dúvidas no momento da contratação.

Foto: DINO

O Brasil é o nono maior mercado de serviços de TI do mundo, segundo Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES - 2017). E, de acordo com recentes pesquisas realizadas pelo Portal ERP com mais de 4.500 empresas que usam sistemas de gestão empresarial, 18% delas pretendem comprar novos módulos de automatização e 26% planejam investir em atualização do software. Os números mostram um cenário promissor para este mercado.

Os elementos a serem considerados para a implantação deste software são muitos e exigem uma tomada de decisão assertiva no momento da compra, para evitar frustrações no futuro. Por isso, mesmo que o sistema de gestão atual esteja freando o crescimento do negócio, e haja pressa para substitui-lo, é preciso cautela e atenção.

Entre os pontos que eu acredito que devem ser avaliados, estão:

1 - Saiba o que esperar de um ERP

As empresas precisam ter um plano e saber, exatamente, o que esperar do sistema, não só no primeiro momento, mas também no pós-compra, que envolve o acompanhamento da evolução dos processos e, consequentemente, do negócio. Então, é preciso considerar não apenas os resultados imediatos, mas sim, se o fornecedor está apto para acompanhar a evolução do negócio no futuro.

2 - Opte por um fornecedor que tenha conhecimentos além de TI

O ERP precisa ser flexível para atender todos os tipos de negócio, por tanto, não basta comprar o sistema ERP de um fornecedor que tenha vários clientes no seu mesmo segmento, e que atenda a todos os seus concorrentes. Pense que uma empresa é única, com diferenciais e processos únicos. No momento em ela queira inovar ou abranger um novo mercado, ela irá precisar de um software flexível o suficiente para incorporar essas novidades, e esse fornecedor tão segmentado pode não conseguir atender mais às suas demandas.

3 - Contrate um ERP que exija menos suporte técnico

O suporte técnico deve ser de qualidade, mas tem que ser usado com moderação. O propósito é não ter a necessidade de entrar em contato com o suporte técnico a todo momento. E, para isso, é preciso certificar a equipe e ter autonomia. Exija que o fornecedor ofereça essa autonomia para o seu negócio.

4 - Escolha um fornecedor que tenha credibilidade no mercado

A credibilidade deve ser levada em consideração. Porém, não considere apenas a reputação da empresa ou não coloque isso como o elemento mais importante. A liderança é um valor, o líder não chegou lá por acaso, mas é preciso que esse valor entregue seja significativo para seu negócio.

5 - Avalie a tecnologia

Muitas vezes o potencial fornecedor de ERP vai lhe apresentar uma solução com tudo o que sua empresa precisa, só que sobre uma plataforma projetada, escrita e programada nos anos 80 ou 90. Por mais que ela possa ser remendada, sempre existirá uma limitação natural da tecnologia. Por isso é importante saber se a tecnologia empregada é recente, porque é isso que vai determinar a capacidade de inovação do fornecedor.

6 - Considere a maturidade da solução

Outro ponto a ser avaliado é a maturidade da plataforma e a flexibilidade apresentada por ela. A maturidade está ligada ao tempo de mercado do sistema, se ele já foi suficientemente testado e se, depois dos testes, se mostrou estável. Além de maduro, um bom ERP deve ser focado em gestão, e permitir a aplicação das melhores práticas da administração para viabilizar a evolução contínua do negócio.

Por Marco Antônio Salvo, do canal no YouTube Mestre do ERP

Website: https://www.mestredoerp.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade