0

2ª Expo-Hospital Brasil: maior vitrine da Saúde de Minas Gerais

18 nov 2018
17h13
  • separator
  • comentários

Entre 21 e 23 de novembro, a Serraria Souza Pinto, no centro de Belo Horizonte, será palco da maior vitrine do mercado de saúde de Minas Gerais: a Expo-Hospital Brasil. Durante os três dias de feira, serão apresentados diversos tipos de lançamentos de produtos e serviços de saúde, que vão desde equipamentos de esterilização a tecnologias para o tratamento de feridas. Além da feira em si, a Expo-Hospital é uma oportunidade de atualização para os profissionais de saúde, serão cerca de nove congressos com assuntos diversos dentro da programação. O objetivo do evento, que está em sua segunda edição e contará com a presença de uma série de empresas expositoras, é possibilitar um espaço para geração de negócios e estreitamento de relações entre marcas, gestores, diretores de hospitais, clínicas e secretários de saúde.

Foto: Divulgação Expo-Hospital Brasil / DINO

A saúde em Minas e no Brasil

Segundo dados atualizados de 2018 pelo Ministério da Saúde, Minas Gerais tem 41.942 estabelecimentos de saúde o que significa 12,89 % de todo o país. Mais de 11 % dos médicos de todo o território nacional estão no estado o que representa 53.688 em atividade, segundo dados do Conselho Federal de Medicina. E o Conselho Federal de Enfermagem informa que Minas tem 8,47%, de enfermeiros do país, sendo 177.280 ao todo. Para o diretor da Expo-Hospital Brasil, Fernando Kutova, "os dados são importantes e colocam o estado em um lugar de grande relevância no país. Não é por acaso que a capital mineira recebe a segunda edição de um evento como a Expo-Hospital Brasil".

Ainda segundo o Ministério da Saúde, Minas Gerais conta com 41.181 leitos distribuídos em 682 hospitais, números que indicam que 9,99% das instituições de todo o país estão no estado. Quase 25% dos mineiros têm plano de saúde. O número é da Agência Nacional de Saúde que ainda informa que esses 5.095.383 de mineiros significam 10,78% de todos os planos do país. Como 15,5% dos municípios de todo do Brasil estão em Minas, isso representa que o estado conta com 853 secretarias de saúde. Os números reafirmam a força do estado no plano nacional e dão uma ideia de quantos empregos diretos e indiretos são criados.

A Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) afirma que o Brasil possui 6.150 hospitais, sendo 62% privados. Os dados de 2017 ainda apontam que o faturamento total dos hospitais é de R$50 bilhões e são 75% pagos por planos de saúde. O Banco Mundial ainda divulgou que o Brasil, em 2014, gastou o equivalente a 4,5% do seu PIB na saúde. Isso representou no mesmo ano um gasto per capito de 947 dólares. Já o IBGE aponta que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve uma variação entre os anos de 20112 e 2017 de 44,44% e que os serviços médicos e dentários, no mesmo período, tiveram uma variação de 63,21%.

O valor movimentado pela feira no ano passado foi um pouco maior que 120 milhões de reais e este ano, mesmo com crise, ela cresceu. A previsão do Fernando Kutova, diretor da Expo-Hospital Brasil é que o volume de negócios chegue a 180 milhões de reais.

Parceiros

Como instituições apoiadoras estão a Central dos Hospitais de Minas Gerais, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), a Associação Mineira de Engenharia Clínica e Hospitalar (AMECH), a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas) e a Sociedade Mineira de Hotelaria Hospitalar.

Os congressos confirmados até momento serão realizados pelas entidades participantes com foco em temáticas relativas à gestão das instituições de saúde. Entre eles, estão o II Congresso Brasileiro de Gestão de Hospitais Privados, o II Congresso Brasileiro de Gestão de Clínicas e Consultórios Médicos, o III Congresso Brasileiro de Enfermagem - Enfermagem Brasil, o VI Simpósio de Hotelaria Hospitalar de Minas Gerais e o Encontro Federassantas 2018. Atividades envolvendo biomédicos, médicos especialistas e secretários municipais de saúde também devem acontecer na 2ª edição da Expo-Hospital Brasil.

Sucesso de público e crítica

A primeira edição da Expo-Hospital Brasil foi realizada também em Belo Horizonte, em novembro de 2017, no Minascentro. O pioneirismo de um evento do tipo na região foi comprovado com boas críticas e público diverso: ao longo de dois dias, o encontro reuniu um total de 2.417 pessoas, sendo 1.054 delas visitantes e 1.360 congressistas. 37 empresas apresentaram seus serviços e produtos para o público. "A Expo-Hospital Brasil se consolidou como o mais significativo evento de negócios do setor da saúde no estado mineiro já na sua primeira edição. Graças a qualificação dos visitantes e congressistas que participaram do evento. Mais de 1.180 instituições de saúde distintas estiveram presentes representadas em sua grande maioria pelos seus diretores e gestores, pessoas que definem os investimentos de suas instituições e que geraram negócio com os expositores do evento e participaram dos diversos debates que aconteceram nos congressos. A expectativa para este ano é ainda maior, pois o número de empresas expositoras dobrou, os congressos estão com temas extremamente relevantes e várias pessoas já se credenciaram", compartilhou o organizador da feira, Fernando Kutova.
A entrada para visitação na Feira é gratuita, exclusiva para profissionais da área da saúde. O interessado deve fazer seu credenciamento na página do evento. As inscrições para os congressos também devem ser realizadas pelo site da Expo-Hospital Brasil (www.expohospitalbrasil.com.br). A taxa de inscrição depende de cada congresso.

Serviço
O quê? Expo-Hospital Brasil
Local: Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809 - Centro, Belo Horizonte - MG
Mais informações em: www.expohospitalbrasil.com.br



Website: http://www.expohospitalbrasil.com.br
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade