0

1 milhão de brasileiros são vítimas de queimaduras por ano

28 jun 2019
10h27
  • separator
  • 0
  • comentários

Estima-se que 1 milhão de brasileiros sejam vítimas de algum tipo de queimadura por ano. Destes, cerca de 20% precisam de internação, o que custa ao Estado R$ 4 a 5 mil por dia, por paciente. Os dados são da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), mas podem ser ainda maiores, pois em vários municípios não existe uma unidade de saúde que trate especificamente de queimados, o que dificulta o levantamento.

Foto: SBQ / DINO

Durante todo o mês de junho, considerado Junho Laranja, a SBQ realizou ações de prevenção em todo o país para diminuir este número. "A maior parte dos acidentes, cerca de 80%, acontecem dentro de casa, principalmente na cozinha ou nas áreas das refeições, com líquidos quentes, como café, leite, água fervente. E entre 45 e 50% das vítimas são crianças", alerta o presidente da SBQ, José Adorno. Muitos dos acidentes poderiam ser evitados com cuidados simples e vigilância constante sobre as crianças, defende Adorno.

Outro agente causador das queimaduras ainda é o álcool. Depois de uma batalha da SBQ, desde 2015 o álcool de alta inflamabilidade (96º) é proibido para a venda. Mas muita gente ainda recorre ao álcool vendido em posto de combustível para acender fogareiros e churrasqueiras ou utilizar como produto de limpeza. "Infelizmente o número de acidentes com álcool ainda é alto, tanto em adultos como em crianças", diz o presidente da SBQ.

As substâncias cáusticas, como soda, também estão na lista das causadoras de queimaduras e portanto devem ser mantidas sempre longe do alcance das crianças e manipuladas com cuidado pelos adultos.
Outras causas de queimadura são os acidentes com corrente elétrica, como fios mal encapados ou extensões com sobrecarga que acabam pegando fogo. O presidente da SBQ alerta que a melhor forma de evitar queimadura é a prevenção e elenca alguns cuidados básicos que devem ser tomados no dia-a-dia e que podem salvar vidas.


Como evitar queimaduras:
- Nunca deixar a criança sozinha na cozinha
- Evitar levar crianças para a cozinha durante o preparo dos alimentos
- Ter vigilância máxima durante as refeições à mesa
- Não ter líquido inflamável em casa ou deixar longe do alcance das crianças.
- Evitar sobrecarga em tomadas e equipamentos que possam causar curto circuito
- Evitar ter em casa substâncias cáusticas ou guardá-las longe do alcance das crianças

O que fazer em caso de queimadura:
- Lavar com água corrente para resfriar o local
- Enrolar em pano limpo e conduzir a vítima à unidade de saúde mais próxima
- No caso de vítimas com chama no corpo, é necessário parar a vítima (correr só fará a chama aumentar), rolar no chão ou abafar com pano e resfriar com água corrente
- Nunca colocar qualquer tipo de substância na queimadura, pois dificulta a avaliação da profundidade e gravidade da queimadura

Fonte: Sociedade Brasileira de Queimaduras



Website: https://http://sbqueimaduras.org.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade