PUBLICIDADE

Dengue: conheça os principais sintomas da doença

Neste sábado ocorre o Dia D de mobilização nacional contra a doença. Veja as ações que ocorrem em Porto Alegre

2 mar 2024 - 09h37
(atualizado em 4/3/2024 às 00h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pelos mosquitos Aedes aegypti. Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e, em alguns casos, podem levar a complicações potencialmente fatais. Os sintomas comuns da dengue incluem:

Foto: Pixabay / Porto Alegre 24 horas
  1. Febre alta: A febre é um dos principais sintomas da dengue e geralmente começa de forma abrupta.
  2. Dor de cabeça intensa: A dor de cabeça associada à dengue é muitas vezes severa e pode ser acompanhada de dor nos olhos.
  3. Dor atrás dos olhos: Muitas pessoas com dengue experimentam dor e sensibilidade nos olhos, especialmente ao movê-los.
  4. Dor muscular e nas articulações: A dor muscular e nas articulações é comum e pode ser intensa.
  5. Fadiga: A fadiga e a fraqueza são sintomas frequentes da dengue.
  6. Náuseas e vômitos: Algumas pessoas com dengue podem sentir náuseas e vomitar.
  7. Erupção cutânea: Uma erupção cutânea pode ocorrer, geralmente alguns dias após o início da febre.
  8. Sangramento: Em casos mais graves, a dengue pode levar a sangramentos, como gengivas sangrando, sangramento nasal, ou manchas vermelhas na pele.
  9. Dor abdominal: Algumas pessoas podem experimentar dor abdominal intensa.

É importante observar que a dengue grave pode causar complicações sérias, como a síndrome de choque da dengue, que pode ser fatal. Se alguém suspeitar que tem dengue, especialmente se apresentar sintomas graves, é crucial procurar atendimento médico imediatamente. O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para evitar complicações graves associadas à doença.

Niterói impressiona ao usar o próprio mosquito no combate à dengue Niterói impressiona ao usar o próprio mosquito no combate à dengue

Dia D contra a dengue

A Prefeitura de Porto Alegre irá reforçar as atividades de combate à dengue nas zonas Sul e Norte neste sábado, 2, como parte do Dia D de mobilização nacional contra a doença. As ações, já previstas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se integram à programação do Ministério da Saúde.

Representantes de outros órgãos municipais e lideranças comunitárias irão percorrer a região do bairro Cristal e de bairros da abrangência da Coordenadoria Norte de Saúde, junto de agentes de combate a endemias, agentes de fiscalização, técnicos e profissionais da SMS - incluindo profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Diretoria de Atenção Primária à Saúde.

Na Zona Sul, o ponto de encontro será a Escola Infantil Mato Grosso (rua Otávio de Souza, 1818). Participam da ação representantes da Coordenadoria Oeste de Saúde e das Unidades de Saúde Cristal e Santa Anita, além de lideranças do Orçamento Participativo. A atividade tem previsão de ocorrer entre 9h e 12h.

Na Zona Norte, o ponto de saída será em frente à Unidade de Saúde Fradique Vizeu (rua Frederico Mentz, 374 - Navegantes), às 8h30.

A intenção é percorrer os territórios para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e sensibilizar a comunidade para o cuidado permanente com o ambiente, seja em residências ou ambientes de trabalho ou comércio.

O secretário municipal de saúde, Fernando Ritter, faz um apelo para que em outros pontos da cidade as comunidades também se engajem no Dia D, dedicando 10 minutos do dia para a vistoria de pátios e residências. "Calhas desobstruídas, ralos com tela milimétrica, descarte correto de resíduos e eliminação de qualquer ponto de água parada são medidas essenciais para interromper o ciclo de desenvolvimento do mosquito. Sem água parada, o mosquito não se desenvolve", alerta Ritter.

Casos

Segundo a semana epidemiológica 8 (com dados cumulativos até 24/2), Porto Alegre tem 302 casos confirmados de dengue. Notificações de suspeitas chegam a 3.838. Os dados são parciais e sujeitos à revisão.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade