PUBLICIDADE

Coronavírus

RJ espera antecipação de 2ª dose para conter variante Delta

A expectativa é que a antecipação da segunda dose da vacina da Pifzer aumente a imunidade da população do Estado

17 ago 2021 - 17h50
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O predominância da variante Delta do coronavírus no Rio de Janeiro é um situação que deixa as autoridades em alerta máximo e demanda a antecipação da segunda dose da vacina da Pifzer contra a covid-19 para aumentar a imunidade da população do Estado, disse nesta terça-feira à Reuters o secretário de Saúde fluminense, Alexandre Chieppe.  

Vacinação contra Covid no Rio de Janeiro
 3/5/2021 REUTERS/Ricardo Moraes
Vacinação contra Covid no Rio de Janeiro 3/5/2021 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

A vigilância genômica realizada pelo Rio de Janeiro apontou que mais de 60% dos casos de covid-19 no Estado foram causados pela variante Delta, identificada originalmente na Índia e responsável por novos surtos da doença em diversos lugares do mundo devido a seu maior poder de contágio.

Ao menos 67 das 92 cidades do Estado já sofrem com o predomínio da variante Delta, de acordo com autoridades estaduais de saúde, e a melhor forma de combater o avanço é com a antecipação da segunda dose da vacina da Pfizer, segundo o secretário.

"A Delta é extremamente grave em termos de risco de transmissão, e há uma preocupação muito grande aqui e no mundo com essa variante. O momento é de alerta máximo, de não retroceder nas medidas preventivas", disse o secretário, ressaltando, no entanto, que a situação segue sob controle porque ainda há leitos disponíveis e possibilidade de abertura de novos se necessário.

O secretário disse que aguarda definição junto ao Ministério da Saúde para redução do intervalo entre as duas doses da vacina da Pfizer para aumentar a imunidade da população frente à Delta. O ministério anunciou no mês passado que fará a redução dos atuais 3 meses para 21 dias, conforme previsto na bula do imunizante, mas ainda não estipulou uma data.

"Tem que reduzir o prazo. Muitos estão sendo internados por que só tomaram a primeira dose. Quando já tem as duas doses isso cai, porque a efetividade da vacina é bem maior", disse o secretário.

"Essa é uma variante que escapa muito da primeira dose da vacina e, portanto, é fundamental as duas doses, e a gente precisa avançar rápido nisso", acrescentou.

Desde que começou a ser usada no país, no mês de maio, a vacina da Pfizer sempre teve prazo de 90 dias entre as duas doses, com base em eficácia apontada em um estudo realizado no Reino Unido, mas contrariando a bula do imunizante e adotando um intervalo igual ao da vacina AstraZeneca no país.

O intervalo maior foi uma alternativa para ampliar a campanha de imunização mediante a escassez de doses, e o anúncio da redução do intervalo agora ocorre em um momento de maior oferta de vacinas por parte da Pfizer e dos demais fornecedores.

O Estado do Rio já conseguiu uma cota extra de 5% nas remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde por conta da Delta, inclusive com o apoio dos demais Estados, e agora espera um aumento desse volume extra para 15%, de acordo com o secretário.

Nas últimas semanas, em função da disseminação da Delta, o Rio tem enfrentado um aumento de casos e internações por coronavírus, ao contrário do restante do país, que tem registrado quedas. No Brasil como um todo, a variante dominante é a Gama, originada em Manaus, e não a Delta.

Nesse cenário, o Estado não descarta a possibilidade de recuar nas medidas de flexibilização anunciadas recentemente.

"Sejam as medidas de flexibilização ou de restrição, elas vão levar em conta o cenário epidemiológico e a oferta de leitos e se houver necessidade a gente vai retroceder", disse.

A rede de saúde fluminense ainda tem uma certa folga, com taxa de ocupação de UTIs em 70%.

"A gente está preparado e não deve observar o que se viu meses atrás", disse Chieppe, fazendo referência ao colapso do sistema de saúde no início deste ano.

A capital fluminense vai concluir nesta semana a vacinação de adultos e começará na próxima a imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos.

O secretário estadual acredita, no entanto, que nesse momento seria mais importante do que vacinar adolescentes aplicar uma terceira dose em idosos -- o que ainda não foi aprovado pelo Ministério da Saúde.

"Esse é o público mais vulnerável e que precisa de mais proteção. O jovens também precisam (ser vacinados), mas a maioria dos casos não tem maiores consequências", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade