PUBLICIDADE

Coronavírus

OMS expressa "confiança muito baixa" em dados da Sinopharm

Uma recomendação da entidade sobre a vacina pode ser anunciada ainda nesta semana

5 mai 2021 - 08h54
(atualizado às 09h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) expressaram "confiança muito baixa" em dados fornecidos pela farmacêutica estatal chinesa Sinopharm sobre sua vacina contra covid-19 no que diz respeito ao risco de efeitos colaterais graves em alguns pacientes, mas confiança em geral em sua capacidade de evitar a doença, mostrou documento visto pela Reuters.

Enfermeira segura caixa com doses da vacina da Sinopharm contra Covid-19 em centro de vacinação em Pequim
15/04/2021 REUTERS/Thomas Peter
Enfermeira segura caixa com doses da vacina da Sinopharm contra Covid-19 em centro de vacinação em Pequim 15/04/2021 REUTERS/Thomas Peter
Foto: Reuters

Um porta-voz da OMS disse que o documento sobre a vacina da Sinopharm, chamada BBIBP-CorV, é "um dos muito recursos" com os quais recomendações são feitas. Uma recomendação da OMS sobre a vacina pode ser anunciada ainda nesta semana.

Em Pequim, a Sinopharm não estava disponível de imediato para comentar fora do horário comercial.

O documento de "avaliação de indícios" foi preparado pelo Grupo Estratégico de Aconselhamento de Especialistas da OMS (Sage) para revisão da vacina da Sinopharm, já autorizada em 45 países e jurisdições para uso em adultos e com 65 milhões de doses administradas. Os especialistas analisam indícios e fazem recomendações sobre diretrizes e dosagens associadas a uma vacina.

O documento inclui sumários de dados de testes clínicos da China, Barein, Egito, Jordânia e Emirados Árabes Unidos.

A eficácia da vacina em testes clínicos de estágio avançado em vários países foi de 78,1% após duas doses, disse o documento --uma diminuição ligeira em relação aos 79,34% anunciados previamente na China.

"Estamos muito confiantes de que duas doses da BBIBP-CorV são eficazes na prevenção de covid-19 confirmada por (exame) de PCR em adultos (de 18-59 anos)", disse o documento.

Mas o texto acrescentou: "Uma análise de segurança entre participantes com comorbidades (foi) limitada pelo número baixo de participantes com comorbidades (que não obesidade) no teste de estágio avançado".

Entre as "lacunas de indícios", o texto citou dados sobre a proteção contra formas graves da doença, a duração da proteção, a segurança no uso em gestantes e em adultos mais velhos e a identificação e avaliação de eventos adversos raros por meio do monitoramento de segurança pós-autorização.

"Temos uma confiança muito baixa na qualidade dos indícios de que o risco de eventos adversos raros após uma ou duas doses da BBIBP-CorV em adultos mais velhos é baixo".

"Temos uma confiança muito baixa na qualidade dos indícios de que o risco de eventos adversos raros em indivíduos com comorbidades ou estados de saúde que aumentam o risco de covid-19 grave após uma ou duas doses da BBIBP-CorV é baixo", acrescentou o documento.

A análise do Sage foi preparada no momento em que um grupo técnico de aconselhamento da OMS analisa a vacina para uma aprovação de uso emergencial, o que não só abriria caminho para sua inclusão na plataforma global de compartilhamento de vacinas Covax, mas proporcionaria um endosso internacional crucial a uma vacina desenvolvida na China.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade