PUBLICIDADE

Coronavírus

Doria promete vacinar paulistas contra covid-19 em janeiro

Estado de São Paulo não aguardará até março, conforme anunciou o Ministério da Saúde

3 dez 2020 - 13h27
(atualizado às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O Estado de São Paulo irá iniciar a vacinação da população local em janeiro do ano que vem, disse nesta quinta-feira, 3, o governador João Doria (PSDB), garantindo que o Estado não aguardará março, conforme prevê o plano anunciado na véspera pelo Ministério da Saúde.

Governador de São Paulo, João Doria, posa para foto tendo ao seu lado o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas (à esquerda), e o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, na chega de 600 litros da CoronaVac
03/11/2020
REUTERS/Leonardo Benassatto
Governador de São Paulo, João Doria, posa para foto tendo ao seu lado o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas (à esquerda), e o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, na chega de 600 litros da CoronaVac 03/11/2020 REUTERS/Leonardo Benassatto
Foto: Reuters

"Quero reafirmar que, em São Paulo, de forma responsável, seguindo a lei e observando rigorosamente a lei, nós no próximo mês de janeiro, cumprindo o protocolo com a Anvisa e obedecendo aos princípios de proteção à vida, nós vamos iniciar a imunização dos brasileiros de São Paulo em janeiro", disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Ele criticou o plano de vacinação do governo federal, previsto para começar em março e para vacinar contra a Covid-19 somente um terço da população em 2021.

"Não vamos aguardar março e nem vamos enterrar mais brasileiros para aguardar aquilo que podemos fazer salvando mais de 60 mil vidas a partir de janeiro."

Mais cedo, Doria esteve no aeroporto de Guarulhos para receber 600 litros, o equivalente a 1 milhão de doses, da CoronaVac, candidata a vacina contra Covid-19 da empresa chinesa Sinovac que está sendo testada no Brasil pelo Butantan.

Ainda não há dados sobre a eficácia da CoronaVac para prevenir a Covid-19. O Butantan espera divulgar esta informação até o dia 15 deste mês. Como não há dado de eficácia do imunizante, tampouco foi feito um pedido de registro da potencial vacina junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Autoridades de São Paulo têm a expectativa de que, com os dados de eficácia esperados para este mês, o registro da vacina seja obtido junto à Anvisa em janeiro. Até lá, o acordo entre Butantan e Sinovac prevê a chegada ao Brasil de 46 milhões de doses da CoronaVac.

O imunizante chinês não tem sido mencionado pelo Ministério da Saúde em seus planos de imunização contra a Covid-19 e também é alvo de uma disputa política entre Doria e o presidente Jair Bolsonaro, que são desafetos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade