PUBLICIDADE

Coronavírus

Carga com 726 mil testes para coronavírus chega a São Paulo

Encomenda é do Instituto Butantan, que ainda aguarda outros 500 mil testes para reduzir demanda reprimida de confirmações de casos

14 abr 2020 - 12h28
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma carga com 7.260 kits para testes do novo coronavírus (726 mil exames), encomendada pelo Instituto Butantan, aterrissou em São Paulo na madrugada desta terça-feira, 14, e será usada para reduzir a fila estimada em até 20 mil exames para detecção de covid-19 no Estado. O avião que trouxe a carga pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, a 97 quilômetros da capital. O material foi levado na manhã desta terça para um depósito em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Pesquisadora separa as amostras para testar a contaminação por coronavírus
Pesquisadora separa as amostras para testar a contaminação por coronavírus
Foto: Evgenia Novozhenina / Reuters

Segundo o Butantan, há outra carga, com mais 500 mil testes, que devem chegar até o fim do mês ao Estado. A expectativa é que, ao todo, 1,3 milhão de exames cheguem a São Paulo para reduzir a subnotificação de casos de covid-19 no epicentro da doença no País.

O teste é do tipo RT-PCR (Transcrição Reversa Seguida de Reação em Cadeia da Polimerase, na sigla em inglês), que confirma se o RNA presente na amorsta é o do coronavírus. A carga veio da Ásia em uma viagem de dois dias, que fez escala na Alemanha antes de aterrissar em São Paulo, de acordo com o aeroporto.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade